Ícone do site Dental Press Portal

Cirurgia Ortognática se torna forte aliada de pacientes que querem elevar a autoestima

Indicado para pessoas com mais de 16 anos, o procedimento traz benefícios funcional, estético e psicológico. Além da mudança na fisionomia, a cirurgia promove o encaixe correto dos dentes.

É cada vez maior o número de pessoas que recorre à cirurgia ortognática para restabelecer o padrão facial normal e, assim, elevar a autoestima. Indicado para pacientes com mais de 16 anos que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora dos padrões de harmonia, com retrusão ou protrusão da mandíbula, o procedimento engloba o tratamento ortodôntico e a cirurgia.

“Hoje a cirurgia ortognática deixou de ser procurada apenas por pessoas que querem tratar problemas como apneia do sono ou deformidades causadas por patologias articulares, por exemplo. O procedimento tem aumentado muito a autoestima de quem quer corrigir, por meio de técnicas modernas, as chamadas retrusão e protrusão da mandíbula. Sabemos de pacientes que passaram a ter uma vida social ativa após a cirurgia”, declara o mestre em cirurgia buco-maxilo-facial, Dr. Marcos Pitta. E essa mudança comportamental nos pacientes se deve, principalmente, ao fato de que a cirurgia ortognática altera a fisionomia, já que promove o encaixe correto dos dentes.

Ainda de acordo com o Dr. Marcos Pitta, antes de realizar a cirurgia, é preciso um tratamento ortodôntico prévio, com duração de, em média, um ano e meio. “Somente depois que os dentes têm sua posição corrigida é que o procedimento cirúrgico é viável”. A cirurgia ortognática é feita por meio de cortes dentro da boca, que dão acesso aos ossos da face e maxilares, por isso, não há cicatrizes visíveis.

Dr. Marcos Pitta (CROSP 37203), formou-se em 1987 pela UNIP. Obteve os Títulos de Especialista e Mestre em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pela mesma Universidade, onde trabalhou até 2001 como Professor Adjunto. Obteve também o Título de Especialista em Cirurgia Ortognática e Cirurgia da ATM pela Baylor University Medical Center, Dallas, Estados Unidos. Atualmente é Consultor Clínico da Dolphin Imaging no Brasil e Fellow da International Association of Oral Maxillofacial Surgeons. Mantém atividade clínica em tempo integral, nas áreas de cirurgia buco-maxilo-facial, ATM e implantes dentários. Publicou vários artigos em revistas internacionais e ministrou dezenas de cursos no Brasil e Exterior. Possui 22 anos de experiência em Cirurgia Ortognática, tendo executado, em média, mais de 100 cirurgias por ano.

Fonte: Prestige Assessoria

 

Sair da versão mobile