Dental Press Portal

Cimento aumenta radiopacidade da obturação com técnica do cone único

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), a adição de cimento aumentou até 68,10% a radiopacidade na obturação com a técnica do cone único.

O estudo, intitulado “Influência do cimento na radiopacidade de obturações com cone único” e publicado na revista Dental Press Endodontics (volume 7, número 2), teve como objetivo avaliar a influência dos cimentos AH Plus e Endofill na radiopacidade de obturações em canais simulados, usando-se a técnica do cone único.

Como foi realizado o estudo?

Vinte blocos de resina com canais curvos simulados foram preparados até o instrumento rotatório ProTaper Universal F3. Após a irrigação final, os canais foram secos com cones de papel, e um cone de guta-percha F3 foi inserido no canal; em seguida, uma radiografia digital foi realizada para cada espécime. Os espécimes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos experimentais (n = 10), de acordo com cimento empregado.

AH Plus e Endofill foram os cimentos associados à guta-percha para obturação dos canais. Após a presa final dos cimentos, novas imagens digitais foram realizadas, da mesma forma que as radiografias pré-operatórias. As imagens das radiografias antes e após a associação da guta-percha com o cimento foram sobrepostas e analisadas, para se registrar o número de pixels das imagens. A análise estatística foi realizada utilizando-se os testes t de Student e Wilcoxon, com nível de significância de 5%. 

Quais foram os resultados?

Ambos os grupos apresentaram radiopacidade semelhante para a guta-percha (p > 0,05). No entanto, a adição do cimento aumentou significativamente (p < 0,05) a radiopacidade das imagens radiográficas. A radiopacidade foi aumentada em 68,10% com o cimento AH Plus e em 46,02% com o cimento Endofill, com diferença estatisticamente significativa entre os cimentos.  


Gostou desta pesquisa? Confira ela na íntegra e outros artigos científicos na área de Endodontia adquirindo a revista Dental Press Endodontics,  publicação oficial da Sociedade Brasileira de Endodontia (SBEndo). Saiba mais aqui!

Sair da versão mobile