Dental Press Portal

Charles Burstone (1928-2015) deixa um legado imenso

burstone_destaque

 

No dia 11 deste fevereiro, a Ortodontia amanheceu com um má notícia, Dr. Charles Burstone acaba de falecer, aos 86 anos de idade, devido a um infarto, se encontrava ministrando conferências na Coreia. Um gigante da biomecânica.

A técnica do arco segmentado foi proposta por Charles Burstone em meados da década de 70 que, além de grande entusiasta dos conceitos biomecânicos em ortodontia, foi um grande pesquisador de ciência metalúrgica, tendo contribuído para o desenvolvimento dos fios de níquel-titânio chineses. Além do aprimoramento técnico do arco segmentado, desenvolveu os fios de TMA (Beta-titânio), foi pesquisador da Universidade de Connecticut.

 

Inventor

Junto como cientista de materiais Jon Goldberg desenvolveu a Fibrekor, um sistema de fibras cerâmicas, considerado entre os 25 maiores inventos da humanidade, utilizado na indústria médica, aérea e de confecção em todo o mundo. Trabalharam juntos por mais de três décadas.

 

Fotógrafo e cinegrafista de guerra

A paixão de um ortodontista para fotografia e cinema, resultou na preservação de fotografias a cores raras e imagens do filme de moradores coreanos prosseguem vida diária durante um tempo de guerra.

Sessenta anos atrás, o Dr. Charles Burstone,  servia como capitão da Força Aérea dos Estados Unidos. Durante oito meses, ele estava estacionado na K-9 Base Aérea no distrito Suyeong de Busan na Coréia do Sul em direção ao fim da Guerra da Coreia. Enquanto estava lá, ele forneceu atendimento odontológico para as tropas e os moradores locais.

Embora ficasse de plantão sete dias por semana, Dr. Burstone levaria caminhadas diárias em torno da base e seus arredores, geralmente durante a sua pausa para o almoço ou no final do dia. Armado apenas com sua câmera Kodak Konica e câmera de filme 8 mm, ele capturou o cotidiano de moradores que vão sobre suas tarefas diárias. Fotografou imagens calmas de crianças brincando, os homens de pesca e moradores no mercado local, entre muitas outras cenas pastorais.

“Muitas vezes nós também iria visitar as tropas britânicas, australianas e italianos”, disse Dr. Burstone. “Gostaríamos de ter uma ambulância, mas nunca estavam armados” de modo a não atrair a atenção dos guerrilheiros.

Quando ele voltou para os Estados Unidos, ele desenvolveu o filme e criou um filme das imagens, cuidadosamente rotular muitas das cenas. Com o seu serviço na completa Força Aérea, Dr. Burstone embarcou em sua carreira em ortodontia, completando seu mestrado em 1955. Nesse mesmo ano, tornou-se professor assistente no Departamento de Ortodontia da Universidade de Indiana.

 

Assista o documentário Korea 1952, criado pelo Folk Museu Nacional da Coreia, em Seul, na Coreia do Sul. Este documentário apresenta filmagens e fotografias a cores que
foram tomadas pelo Dr. Charles Burstone enquanto servia na Força Aérea dos Estados Unidos na Base Aérea K-9, distrito Suyeong de Busan, Coreia do Sul, para o fim da Guerra da Coreia.

 

 

Visitas ao Brasil

Convidado para o Primeiro Congresso da ABOR, em 1997, Charles Burstone demonstrou todo o seu conhecimento no que diz respeito ao arco segmentado e à biomecânica, concedeu gentilmente uma entrevista a personalidades da Ortodontia nacional, disponibilizado pelo nosso site: Entrevista com Dr. Burstone a Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial.

Veja currículo parcial do Dr. Charles Burstone aqui.

A última vez que Dr. Burstone esteve no Brasil foi em 2010, a convite da ABOR, no Rio de Janeiro, ministrando curso para 400 profissionais (veja matéria abaixo).

 

 

 

Sair da versão mobile