Dental Press Portal

Chá verde pode combater câncer oral

cha-verde-homeUm estudo realizado pela Pennsylvania State University – University Park, nos Estados Unidos, descobriu que compostos do chá verde, como os polifenóis, podem desencadear um ciclo de reações que podem induzir células cancerígenas à morte.

Os pesquisadores concentraram os estudos no epigalocatequina-3-gallate (EGCG), um composto da planta que, em estudos anteriores, já havia registrado morte de células de câncer oral sem prejudicar outras células do tecido. No estudo foram desenvolvidas células normais e cancerosas em placas Petri, as quais foram expostas a EGCG em concentrações normalmente encontradas na saliva após a mastigação de gomas de chá verde. Testes de stress oxidativo e sinais de resposta antioxidante mostraram que o EGCG desencadeava um processo em que as mitocôndrias conduziriam à morte celular.

De acordo com os investigadores, o efeito não foi encontrado em células normais, verificando-se um aumento na capacidade de proteção celular. Além disso, descobriram que a proteína sirtuina 3 (SIRT3) pode desempenhar um papel crucial no processo. O EGCG pode afetar seletivamente a atividade de SIRT3 em células cancerosas e normais, transformando-as em off ou on respectivamente.

O estudo, intitulado “Differential Prooxidative Effects of the Green Tea Polyphenol, (–)-epigallocatechin-3-gallate, in Normal and Oral Cancer Cells are Related to Differences in Sirtuin 3 Signaling,” foi publicado na edição de fevereiro do jornal Molecular Nutrition and Food Research. O artigo na íntegra está disponível aqui. 

Fonte: dentistry.pt. 

Sair da versão mobile