O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lança nesta semana um projeto para internacionalizar a odontologia brasileira. A iniciativa tem como objetivo promover a “exportação” de serviços de cirurgiões-dentistas brasileiros para diversos países, como Estados Unidos, China e o Reino Unido. A informação foi dada pelo jornalista Gustavo Maia, da Revista Veja.
- Substituto da saliva é mais eficaz que produtos existentes
- Inscreva-se nos cursos de Excelência da Dental Press
O projeto também visa incentivar o turismo internacional para que estrangeiros realizem tratamentos no Brasil e estimular que dentistas de outras nacionalidades venham fazer cursos de especialização por aqui. A ideia é promover a profissão a partir de valores e preços mais atrativos. O lançamento do projeto ocorre durante o 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que começou nesta quarta-feira (24) e acaba no próximo sábado (27), com expectativa de 100 mil participantes.
“A odontologia brasileira é reconhecida internacionalmente, mas ainda temos entraves burocráticos para que a atuação dos profissionais do nosso país seja oficialmente aceita fora das nossas fronteiras. Atualmente, no âmbito profissional, já podemos atuar em Portugal e no âmbito acadêmico temos um termo de cooperação com o Peru, mas queremos avançar muito mais, pois temos mão de obra suficiente e capacitada para, por um lado oferecer profissionais brasileiros qualificados e, por outro, receber colegas de outros países para se especializarem oficialmente no nosso país”, explicou à Revista Veja, Juliano do Vale, presidente do CFO.
O projeto também vai priorizar inicialmente Canadá, Emirados Árabes Unidos e demais países da Europa e América Latina. Em janeiro, o Brasil atingiu a marca recorde de 400.000 cirurgiões-dentistas registrados.
O conselho vai iniciar nos próximos meses uma série de missões internacionais, começando por Dubai e China, reunindo-se com entidades representativas dos dentistas nesses países para firmar acordos. Em 2023, foram realizadas visitas prévias ao Reino Unido, Dubai, Alemanha e Estados Unidos, e a expectativa é que as negociações avancem neste ano.
“O Brasil tem um potencial enorme para se tornar um destino de turismo odontológico, pois oferece qualidade, preços competitivos e uma infraestrutura hoteleira e turística de excelência”, afirma o presidente do CFO.
O projeto de internacionalização da odontologia brasileira é uma iniciativa importante para o setor, pois tem o potencial de gerar oportunidades de trabalho e renda para os profissionais brasileiros, além de contribuir para a divulgação da odontologia brasileira no exterior.