Dental Press Portal

CFO dá dicas para que dentistas se protejam do Coronavírus

Com a chegada do novo agente do Coronavírus no Brasil, saiba como se prevenir contra a doença e os sintomas do Codiv-19

coronavírus

O Brasil já teve dois casos confirmados de Coronavírus. No total, no Brasil, são 433 ocorrências suspeitas registradas até esta terça-feira, dia 3 de março.  Ao todo, no mundo inteiro, foram confirmados 90.914 casos, que resultaram na morte de 3.116 pessoas, em 76 países diferentes.

Segundo o Ministério da Saúde,  o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). A pasta destaca ainda que os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

“A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1”, destacou em nota.

O CFO (Conselho Federal de Odontologia) compartilhou uma cartilha com os cuidados que devem ser tomados pelos cirurgiões-dentistas de todo o Brasil, na prevenção contra o contágio. Confira a lista na íntegra:

  1. Lavar as mãos regularmente;
  2. Cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar;
  3. Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  4. Evitar contato com pacientes e colegas com sintomas da doença;
  5. Usar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados ao resguardo do cirurgião-dentista durante os atendimentos.

SINTOMAS

Segundo a AMB (Associação Médica Brasileira), as características clínicas da Codiv-19, doença causada pelo novo coronavírus, não são específicas e podem ser similares às causadas por outros vírus respiratórios, que também ocorrem sob a forma de surtos.  Confira a lista dos sintomas apresentada pela entidade:

Sair da versão mobile