Ícone do site Dental Press Portal

Casos de coronavírus voltam a aumentar em grandes centros do Brasil e uso de máscara de proteção volta ao debate

Coronavírus; Máscara; Máscara de proteção

Imagem: Ilustrativa/Reprodução/Pexels

Algumas regiões do Brasil estão enfrentando um aumento significativo nos casos de transmissões da Covid-19. De acordo com o CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde, as regiões sul, sudeste e centro-oeste demonstraram um pico de crescimento nos casos positivos na última semana de maio.

Entre os dias 22 e 28 de maio, o país registrou a pior semana epidemiológica desde o mês de março. Na terça-feira, 31 de maio, o estado de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscara de proteção em locais fechados. Apesar de ser uma “escolha optativa” de cada cidadão, a recomendação foi feita sob a ótica da prevenção contra o aumento dos casos.

NOVA VARIANTE DA DOENÇA TEM POTENCIAL DE TRANSMISSÃO AINDA MAIOR

A subvariante Ômicron BA.1 foi a principal responsável pelo aumento nos casos positivos do coronavírus no Brasil nos primeiros três meses deste ano. Contudo, uma nova subvariante, a BA.2, têm se mostrado com um potencial de transmissão ainda maior.

A volta ao “novo normal” nesse período ainda pandêmico em conjunto com as flexibilizações engendraram um espaço propício para a subvariante BA.2.

Apesar da média móvel de casos da Covid-19 ter aumentado significativamente na última semana de maio, com uma média de 25 mil novos casos por dia, o número de mortes vem sendo reduzido drasticamente, devido à eficácia da vacina. Em maio deste ano, foram registradas em todo o território nacional 3.176 mortes causadas pelo coronavírus – o menor número desde o início da pandemia, em março de 2020.

TRANSMISSÃO EM ALGUNS ESTADOS CONTINUA EM ALTA

Atualmente, São Paulo é o estado que mais acumula casos positivos da doença, seguido por Minas Gerais e Paraná. No cenário de mortes causadas pela doença, São Paulo também aponta em primeiro lugar, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Sair da versão mobile