Dental Press Portal

Câncer de boca está ligado a estilo de vida, diz pesquisa

Um estilo de vida que inclui hábitos como fumar, consumir álcool ou ter uma dieta desequilibrada, além de resultarem em infecções por papilomavírus, parecem ser responsáveis por uma incidência de câncer de boca no Reino Unido.

Estilo de vida influencia na incidência do câncer de boca (Fonte: Reprodução)

De acordo com novos dados divulgados pela Cancer Research do Reino Unido em razão do Mês da Ação contra o Câncer da Boca, a incidência da doença aumentou significativamente ao longo dos 20 anos. Os casos quase duplicaram desde o final da década de 1990, uma razão que antes era de oito pessoas entre 100 mil, passou para 13 casos entre 100 mil pessoas.

O maior aumento foi observado em mulheres, entre as quais a incidência do câncer de boca subiu em todas as faixas etárias nas últimas duas décadas em 71%. Em comparação, a taxa de incidência de câncer de mama, o câncer mais comum em mulheres britânicas, aumentou de 10% para 20% no mesmo período. O câncer de boca é quase sete vezes mais encontrado em mulheres com mais de 50 anos, em que foram relatados 2 mil e 200 casos em 2015, em comparação com 300 casos em mulheres com menos de 50 anos.

>>>Leia Também: câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

Uma situação semelhante foi encontrada entre os homens. As taxas de câncer de boca subiram 54% para homens com menos de 50 anos, sendo relatados 4 mil e 400 casos, e 67% para homens com mais de 50 anos, relatados 640 casos. Assim, atualmente os homens representam dois terços de todos os casos relatados de câncer de boca no Reino Unido.

“É preocupante que o câncer de boca tenha se tornado mais comum”, disse Jessica Kirby, gerente sênior de informações sobre saúde do Cancer Research do Reino Unido. “Estilos de vida saudáveis podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença. Não fumar, beber menos álcool e comer muita fruta e vegetais pode ajudar a reduzir o risco do câncer na boca “.

>>>Leia Também: Dormir pouco aumenta risco de câncer de mama

Em vista dos números, a Cancer Research UK já pediu aos conselheiros locais e ao público para ajudar a proteger os serviços essenciais contra o tabagismo, que estão sob ameaça devido a cortes orçamentários. Também foi desenvolvido um kit de câncer de boca em cooperação com a British Dental Association (BDA) para ajudar médicos, dentistas, enfermeiros e higienistas a identificar os primeiros sinais da doença e a encaminhar os casos suspeitos com mais antecedência.

De acordo com a pesquisa, as taxas de sobrevivência podem ser melhoradas significativamente se a doença é identificada cedo.

“A detecção precoce é fundamental, e um check-up pode significar a diferença entre uma taxa de sobrevivência de 90% e 50%”, comentou o Dr. Russ Ladwa, presidente do Comitê de Saúde e Ciência do BDA.

O tabagismo tem sido identificado como o maior fator de risco para o câncer de boca, associado a um número estimado de 65% dos casos, além do consumo de álcool e seguir uma dieta baixa em frutas e legumes. Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Derby também confirmou uma ligação entre essas escolhas de estilo de vida e um maior risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço e de infecções por papilomavírus.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile