Dental Press Portal

“Mude para Água”: campanha tem como alvo o consumo de refrigerantes

(Fonte: Reprodução)

Como parte de sua campanha anual de conscientização sobre saúde bucal, a Associação Odontológica da Nova Zelândia (NZDA) está incitando as pessoas a renunciar a estas bebidas adocicadas e troca-las por água durante o mês de novembro. Isso porque todos anos, o típico neozelandês bebe uma média de 115 litros de refrigerante. Este nível alarmantemente elevado do consumo pode levar à cárie dentária, bem como à obesidade e outros tipos de problemas de saúde.

(Foto: Reprodução)

O consumo frequente de bebidas açucaradas muitas vezes tem um efeito negativo na saúde bucal. Com 29 mil crianças da Nova Zelândia tendo tido um ou mais dentes removidos devido à cárie dentária em 2015, a necessidade de maior ênfase em boas práticas de higiene dental se tornou indispensável. O Dr. David Crum observou que os dentistas em toda Nova Zelândia testemunham em primeira mão as consequências de bebidas adoçadas todos os dias. “O açúcar e o ácido em bebidas efervescentes, encontrado até mesmo as versões ‘diet’, bebidas energéticas ou sucos de frutas, podem destruir nossos dentes, nos fazendo precisar de obturações caras ou ficando com fendas onde os dentes saudáveis deveriam estar”, disse Crum.

“Como dentistas, nós deveríamos trabalhar para evitar isso ao invés de tentar reparar o dano causado”, acrescentou.

>>> Leia também: USP divulga parecer técnico sobre artigo de Harvard que trata da fluoretação de água

A ex-jogadora nacional de netball, Irene van Dyk, é agora embaixadora do National Oral Health Day (tradução livre do inglês para Dia Nacional da Saúde Bucal) e disse que o desafio “Switch to Water” (Mude para Água) é uma maneira simples mas eficaz de demonstrar os benefícios da água potável.

“A escolha de bebida diária, que é melhor para ambos, os nossos corpos e os nossos dentes, é a bebida mais barata e disponível gratuitamente – a água. Certamente durante meu tempo como atleta, era realmente importante permanecer bem hidratada, e a água é simplesmente a melhor maneira fazer isso “disse.

Os efeitos colaterais negativos de bebidas açucaradas sobre a saúde dental são expansivos. Um estudo de 2015 publicado no Australian Dental Journal sobre o consumo dessas bebidas por adolescentes de Nova Gales do Sul, concluiu que beber dois ou mais copos de bebidas açucaradas por dia levou a um aumento significativo na cárie dentária. Da mesma forma, um estudo na revista Scientific Reports do início deste ano, investigou a perda prematura de dentes em escolares mexicanos. Nele, encontrou uma ligação clara entre a perda de dentes e o consumo de refrigerantes, e recomendou uma abordagem mais preventiva para os cuidados de saúde bucal.

>>> Leia também: Dia Mundial do Sorriso – Campanha vai doar até 1 milhão de dólares para recuperar sorrisos de crianças carentes

A fluoração da água é outra medida que tem demonstrado diminuir com sucesso a incidência de cárie dentária. Em um inquérito de saúde bucal em 2009, verificou-se que as crianças da Nova Zelândia em áreas com água fluoretada, tinham 40 por cento menos cárie dentária do que aqueles em áreas sem ele. Além disso, as preocupações com a falta de segurança da água fluoretada mostraram-se infundadas, com a fluoração da água da comunidade endossada por organismos como a Organização Mundial de Saúde, a NZDA e a Associação Dental Australiana.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile