Dental Press Portal

AboPed divulga nota de esclarecimento sobre bruxismo infantil

Bruxismo
O bruxismo pode estar associado a problemas respiratórios e alterações neurológicas (Foto: Pixabay)

A partir de declarações na mídia televisiva, que o bruxismo na infância é “natural e até benéfico na fase da troca de dentes” e que “aparelhos ortopédicos são indicados nesses casos”, a Associação Brasileira de Ortopediatria (aboPed) divulgou uma nota de esclarecimento sobre o que a ciência diz sobre o movimento involuntário da mandíbula.

>>> Leia também: Bruxismo em adolescentes pode ser sinal de bullying

De acordo com a autora do comunicado, a professora Adriana Lira Ortega, pós-doutora em Patologia Bucal e especialista em Odontopediatria, em alguns casos o bruxismo do sono pode estar associado a condições adversas do organismo, como doenças respiratórias e alterações neurológicas. “O movimento mandibular pode ser considerado um marcador biológico, por isso não se deve minimizar ou ignorar a ocorrência”, afirma Adriana.

Outra questão é a relação do bruxismo com a troca dos dentes de leite. Segundo ela, o conhecimento científico atual é unânime em atribuir o bruxismo a alterações no sistema nervoso central. “Os contatos dentários representam o final do processo e não o início dele.”

Pela origem do bruxismo estar associada ao sistema nervoso central, o uso de aparelho que promova mudanças morfológicas, sejam ortodônticas ou ortopédicas, não é justificado.

“A condução dos casos de crianças com bruxismo do sono inclui identificação de fatores associados e, eventualmente, ação transdisciplinar.”

Para ler a nota na íntegra, clique aqui. 

Sair da versão mobile