Dental Press Portal

Brasileiros são reconhecidos pela AJO-DO como Top Reviewers 2017

Anualmente, a American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics (AJO-DO), a revista de Ortodontia mais conceituada do mundo, reconhece os profissionais que mais colaboraram com o periódico, doando seu tempo e expertise na revisão de artigos para serem publicados.

Esta semana, a revista divulgou a lista dos Top Reviewers de 2017, e entre os 40 especialistas reconhecidos, estão quatro brasileiros: Guilherme Janson, autor do livro Mordida Aberta: tratamento e estabilidade (Dental Press, 2016), que revisou 12 artigos; Karina Maria Salvatore de Freitas, pesquisadora colaboradora da FOB-USP e coordenadora do mestrado em Odontologia da UNINGÁ, com 13 textos revisados; Marcio Almeida, autor do best-seller Mini-implantes extra-alveolares em Ortodontia (Dental Press, 2018), que colaborou em 15 artigos; e Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin, professora da Universidade Sagrado Coração, de Bauru, que revisou 18 artigos científicos.

Lista dos Top Reviewers 2017 foi publicada na edição de julho (Foto: Divulgação)

Revisão por pares

Antes que um artigo de pesquisa original seja publicado na AJO-DO, dois ou mais revisores leem o trabalho e oferecem sugestão aos autores para melhorar o conteúdo. Quando mudanças significativas são necessárias, um mesmo colaborador pode receber o artigo pela segunda ou terceira vez. “A AJO-DO não funcionaria sem a valiosa contribuição dos revisores”, diz uma nota publicada na edição de julho.

“Pouca gente sabe que o trabalho é feito dessa forma. É um trabalho não-remunerado, mas é muito gratificante. Pra gente que está na área da docência e pesquisa, é uma forma de aprender Ortodontia, saber o que está acontecendo e poder contribuir com a ciência”, diz Marcio Almeida, que contribui com a publicação há nove anos e já apareceu na lista em 2014 e 2015.

Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin tornou-se revisora da AJO-DO em 2009. Na época, contribuiu com dois artigos, e ao longo do tempo sua participação aumentou. “Nos últimos anos tenho revisado de 15 a 20 artigos por ano. É um trabalho voluntário que muito me honra em poder participar e contribuir com o avanço da ciência da nossa especialidade no mundo”, diz Renata, que só este ano já recebeu dez artigos para serem revisados.

No ano passado, a AJO-DO recebeu 1058 novas submissões de artigos e 2348 revisões de 500 revisores diferentes. “Nós somos especialmente gratos a esses revisores que, generosamente, nos doam tempo e expertise para aprimorar a qualidade deste periódico”, diz o texto da revista.

Revisores também atuam na DPJO

Os quatro revisores que foram reconhecidos pela AJO-DO também são colaboradores ativos no Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO), o quinto periódico de Ortodontia mais citado do mundo.

Sair da versão mobile