Dental Press Portal

Brasil tem 44,5 mil clínicas odontológicas: uma média de oito por município

As três especialidades com maior número de adeptos sâo: Ortodontia, Endodontia e Implantodontia

(Fonte: Divulgação)

O Brasil é uma referência na odontologia mundial, sobretudo, quando o assunto é pesquisa e ensino. Um ranking da CWUR, em seu mais recente levantamento, apontou que das cinco melhores universidades do mundo, três são brasileiras. O alto nível da pesquisa brasileira é um dos alicerces para que, no País, haja diversas universidade formando todos os anos uma série de profissionais, o que faz com que haja um grande número de profissionais no mercado nacional – uma média de um dentista para cada 655 pessoas.

Segundo levantamento do CFO (Conselho Federal de Odontologia), o Brasil tem hoje 44.553 clínicas odontológicas. Visto que o Brasil tem 5.570 cidades, é uma média de oito clínicas por cidade. A população média por cidade, na Federação, é de 37.522 habitantes, o que representa uma média de uma clínica para cada 4.690 habitantes. Se aplicarmos a média, também, de número de dentistas por clínicas há uma média de sete dentistas por clínica.

Ainda de acordo com o CFO, o número de dentistas credenciados no Brasil é maior do que a soma de todas as outras profissões relacionadas a odontologia juntas. São 319.200 dentistas ante 195.363 profissionais da área (técnicos em prótese dentária, técnicos em saúde bucal, auxiliares de saúde bucal e auxiliares de prótese dentária).

O conselho analisa – diariamente – oito variáveis, entre profissionais, técnicos, indústria, laboratórios e clínicas. Confira:

  • CD: Cirurgiões-Dentistas – 319.200
  • EPAO: Entidades Prestadoras de Assistência Odontológica (Clínicas) – 44.553
  • TPD: Técnicos em Prótese Dentária – 22.965
  • LB: Laboratórios de Prótese Dentária – 2.510
  • TSB: Técnicos em Saúde Bucal – 29.824
  • ASB: Auxiliares em Saúde Bucal – 136.272
  • APD: Auxiliares de Prótese Dentária – 6.302
  • EPO: Empresa de Produtos Odontológicos – 1.256
O Brasil tem hoje cerca de 209 milhões de habitantes, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A média de um dentista para cada 655 habitantes, que é realidade no Brasil, está bastante discrepante da que é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de um dentista para cada 1,5 mil habitantes.

Confira alguns dados e médias sobre o Brasil e o atual panorama odontológico:

Sair da versão mobile