Dental Press Portal

Bráquetes Autoligados: conheça os benefícios do sistema

Diminuição no tempo de cadeira em cada atendimento, tempo maior entre uma consulta e outra, menor espaço físico para uma mesma quantidade de pacientes, menor número de auxiliares e menor número de emergências: estes são apenas alguns benefícios dos bráquetes autoligados (ou autoligáveis), no que se refere à gestão do consultório.

Qual o diferencial do sistema de bráquetes autoligados?

Uma das diferenças mais significativas dos autoligados em relação aos aparelhos ortodônticos convencionais é a ausência de ligadura elástica, que promove uma diminuição do atrito do fio durante algumas etapas do tratamento. Como o atrito é menor, os dentes se movimentam com mais liberdade, gerando menos desconforto aos pacientes e uma maior eficiência de movimentação. A ausência de ligaduras faz também com que haja menor acúmulo de resíduos alimentares, tornando o sistema mais fácil de limpar.

braquetes autoligados
Bráquetes autoligados: menor tempo de tratamento e mais conforto para o paciente (Foto: Divulgação)

Além disso, os sistemas autoligados permitem aos ortodontistas a possibilidade de ver os pacientes em intervalos maiores, dependendo da fase do tratamento. Isto pode ser interessante para muitos pacientes que têm dificuldade de deslocamento ou são muito ocupados para se irem ao consultório frequentemente.

Evidências científicas

Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP) avaliou a expressão de torque em bráquetes metálicos autoligados do Damon System (uma das marcas de bráquetes autoligáveis disponíveis no mercado) e concluiu que a qualidade desse tipo de bráquete e a fidedignidade da dimensão das ranhuras são os fatores mais importantes na expressão do torque, além do conhecimento do tipo de fio utilizado.

O trabalho, publicado na Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, está disponível aqui.

Curso de Mecânica com Bráquetes Autoligáveis

Um dos profissionais mais reconhecidos na pesquisa e no ensino de mecânica com bráquetes autoligáveis é o professor Dr. Weber Ursi – com experiência de mais de dez anos com esses sistemas, há sete ele faz o uso exclusivo em todos os casos. Nos dias 31 de março e 01 de abril ele estará na Dental Press para apresentar o sistema, em um curso teórico-prático de 12 horas aula.

O objetivo do curso é apresentar o passo-a-passo dos conceitos da mecânica com bráquetes autoligáveis passivos. Sem visão mercantilista nem dogmática, os participantes poderão fazer juízo próprio de suas vantagens e desvantagens, discutidas de maneira transparente e aberta. Todos os participantes sairão do curso credenciados no Damon System.

Dr. Weber José da Silva Ursi é doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (USP), professor do Curso de Especialização em Ortodontia na Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de São Paulo (Campus de São José dos Campos), é também consultor científico da Revista Clínica Dental Press de Ortodontia. 

>>> Saiba mais sobre o curso! <<<

Fale com a gente pelo telefone (44) 3033-9803 ou pelo WhatsApp (44) 99843-0099. Mais informações aqui.

Sair da versão mobile