Dental Press Portal

BRANDED CONTENT – Grupo Straumann acerta na praticidade de alinhadores transparentes

Os alinhadores transparentes, como os oferecidos pela ClearCorrect do Grupo Straumann, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado odontológico. Diversos dentistas já oferecem essa solução em seus consultórios, como uma opção mais versátil e discreta de tratamento. Ajudando esse movimento estão os pacientes de todo o Brasil, que começam a demandar a opção de alinhadores transparentes ao sentarem na cadeira do dentista.

Uma das opções para alinhadores ortodônticos é a da ClearCorrect, indicado para maioria das más oclusões – de casos simples a complexos. Segundo a equipe técnica da ClearCorrect, a principal vantagem do produto é a previsibilidade do tratamento, com a possibilidade de efetuar um planejamento virtual do caso e apresentar as etapas dos procedimentos que serão feitos pelo ortodontista, melhorando a comunicação e alinhando as expectativas com o paciente.

“O mercado de alinhadores no Brasil está crescendo rapidamente. O tratamento com alinhadores ainda não é conhecido pelos pacientes, mas é bem aceito quando os ortodontistas oferecem essa solução. Hoje, entendemos que os tratamentos com alinhadores podem tratar até 80% dos casos de má oclusão, o que corresponde a um grande número de tratamentos ortodônticos”, explicou o Head of Marketing, Training and Education, da ClearCorrect, Alexandre Giglio.

Apesar de crescente, o mercado alinhadores ortodônticos transparentes representa, ainda, apenas 3% do total de tratamentos da área. A tendência é que a solução seja mais conhecida pelos pacientes e que os ortodontistas passem a aderir essa modalidade de tratamento. Por ser um processo completamente digital, alguns profissionais ainda levam algum tempo para começar a indicar o tratamento com alinhadores.

“O desconhecimento dessas novas técnicas faz com que muitos pacientes deixem de buscar um tratamento ortodôntico por não quererem utilizar os bráquetes convencionais, ou por acreditarem que irá durar muito tempo. É nesse momento que entra o papel do profissional dentista em estar preparado para oferecer e indicar diversas opções de tratamento”, destacou Giglio.

Dr. Roberto Shimizu, ortodontista e speaker da ClearCorrect, conheceu a marca no início do ano passado, no Texas (EUA), durante o congresso da American Association of Orthodontics. A comercialização dos alinhadores, no Brasil, começou apenas no começo deste ano com a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O ortodontista destaca que teve ótima experiência com o produto, que apresenta grande previsibilidade dos movimentos dentários. Ele ressalta que está tratando aproximadamente trezentos casos clínicos e grande parte desses pacientes fazem parte de diversas pesquisas clínicas desenvolvidas em parceria com a Faculdade ILAPEO em Curitiba.

“O tratamento das más oclusões responde de maneira distinta ao uso do alinhador. Algumas más oclusões são mais previsíveis e, portanto, apresentam melhor prognóstico. Dessa forma, utilizo os alinhadores para tratar casos clínicos com diastemas e apinhamentos moderados, recidivas de tratamento anteriores, desvio de linha média, mordidas profundas ou aberta moderadas, Classe II ou III moderadas e mordida cruzada dentária”, explicou Shimizu.

Embora tenha tido a oportunidade de conhecer a história da empresa desde seu início, em 2006, no Texas, Dr. Alexandre Motta conheceu os alinhadores da ClearCorrect há 6 meses. A simplicidade e praticidade da interface digital, bem como o fluxo de submissão de casos, chamou a atenção do ortodontista.

“Inicialmente, tenho utilizado os alinhadores ClearCorrect em casos mais simples, desde pequenas recidivas de tratamentos anteriores, apinhamentos suaves ou diastemas, situações ideais para o plano FLEX, onde se paga pelo set-up e por um número viável de alinhadores necessários, sem estar preso a um pacote com um número exato de alinhadores. Tenho utilizado também em casos Classe I com maiores problemas de espaço ou de forma de arco, muito comuns em pacientes adultos. Nestes casos, o plano UNLIMITED traz uma tranquilidade maior, com número ilimitado de alinhadores por 5 anos, além de contenções incluídas”, destacou Motta.

Além dessas recomendações, o especialista acredita que os tratamentos híbridos, combinando alinhadores com recursos ortodônticos tradicionais, podem alçar bons resultados, enfatizando ainda mais a versatilidade e praticidade do produto em resultados que extrapolam o uso exclusivo do alinhador. 

“Dependendo do problema transverso, ântero-posterior e/ou vertical inicial, uma mecânica tradicional prévia ou concomitante ao tratamento com alinhadores pode ser mais benéfica para o paciente. Por exemplo, tenho casos em tratamento com extração de um incisivo inferior e aparelho fixo inferior, combinado com alinhador no arco superior, onde a falta de espaço é menor. Além de casos iniciados com disjunção maxilar onde, após a fase de contenção da correção transversa, inicia-se um tratamento mais simples com alinhadores”, enfatizou.

 

A empresa 

A ClearCorrect é uma empresa americana, criada no Texas, que está no mercado há mais de 13 anos, expandindo sua marca e filosofia de maneira global durante esse período. O Grupo Straumman, sabendo do potencial do mercado de Ortodontia mundial, adquiriu a empresa em 2017. Por entender que o mercado brasileiro foca em aspectos estéticos de tratamentos, a empresa investiu em uma representação no Brasil, com uma fábrica de 15 mil metros quadrados em Curitiba. Hoje, a empresa está certificada pela Anvisa e já produz e comercializa alinhadores por todo o território brasileiro, demonstrando comprometimento com os clientes e com o avanço do mercado da Odontologia no país, atentando-se às mais diversas demandas apresentadas por profissionais da área e pacientes. 

Sair da versão mobile