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Bonificações, distribuição de lucros… como posso recompensar minha equipe?

Celso Orth

Graduado em Odontologia pela UFRGS. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da Clínica Orth. Clínico em tempo integral.

 

Na maioria das grandes organizações, existem programas preestabelecidos de recompensas baseadas, em sua maioria, em meritocracia, ou até em metas por resultados alcançados. Existem, também, as que optam pela distribuição de lucros.

Temos uma realidade um pouco diversa na Odontologia, apesar de também contarmos com grandes organizações e seus respectivos programas de premiações. O tema central dessa coluna vai ao encontro das clínicas de médio e pequeno porte que têm dificuldades em criar um sistema que possa premiar e/ou incentivar os membros da equipe.

As considerações que faço não são atreladas a métricas puras, respaldadas por desempenho, até pelos obstáculos que temos para medir com precisão o comportamento, em termos de eficiência, de uma pessoa que trabalha conosco.

Aqui uma primeira dica: nunca recompense a todos de forma igual. Não podemos, por exemplo, dar uma bonificação de 10% do salário para todos por bons resultados alcançados. A equipe pode pensar: “os salários são diferentes, a premiação acaba se tornando diferente…”. Não, não! Em uma equipe há pessoas que rendem mais, que são mais comprometidas, que estão sempre disponíveis e que assumem as tarefas mais complexas; nessa hora, elas precisam ter um tratamento diferente das demais. Os 10%, como taxa que referenda a bonificação, nivelariam todos. Isso, numa análise mais aprofundada, seria um prêmio a alguns, que se dedicam menos, e punição a outros, que são os motores da equipe.

Na mesma linha de pensamento, quando se estabelecem metas e elas são atingidas, cada pessoa teve uma atuação, competência e empenho diferente da outra para as atingir. São atitudes e ações permeadas pela individualidade e, por conseguinte, com efeitos diversos e distantes da uniformidade.

Mais uma dica: cuidado ao instituir datas ou períodos do ano para se fazer essas bonificações. Muitas pessoas passam a pensá-las como salário e, ao longo do tempo, considerá-las como obrigação. Já fazem até dívidas e compras por conta disso. Se a clínica não está em um bom momento e a bonificação não for distribuída, com certeza haverá animosidade

Muitas vezes, em colunas anteriores, falamos sobre surpreender os clientes. Agora, vamos surpreender os membros de nossa equipe e, quando menos esperarem, nos momentos mais incríveis, vamos conceder o bônus. Inesperado, inusitado, que estimula, que explicita compartilhamento e que demonstra reconhecimento

Pense nisso… não deixe de recompensar sua equipe. Reparta, sim, os lucros e os dividendos da clínica, para que as pessoas à nossa volta se sintam cada vez mais valorizadas.

Finalmente, a grande diferença entre as clínicas é a performance da equipe. Uma equipe medíocre produzirá resultados medíocres; uma média, resultados médios. Já a equipe que tem pessoas treinadas, atualizadas, com iniciativa e que, reconhecidamente, são indispensáveis, produzirá…

…nem preciso escrever!

Faça até o que pode parecer impossível para reter os seus talentos.

Até a próxima!

 

 

Como citar esta seção:

Orth C. Bonificações, distribuição de lucros… como posso recompensar minha equipe? Rev Dental Press Estét. 2013 jan-mar;10(1):52-3.

 

Endereço para correspondência:

celsorth@uol.com.br

 

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