Dental Press Portal

Bolsonaro x Haddad: o que pensam os candidatos sobre saúde e odontologia

Candidatos disputam o segundo turno, que acontece no dia 28 deste mês

No dia 28 de outubro, milhões de brasileiros voltam às urnas para escolher o Presidente da República, que exercerá o cargo máximo do executivo brasileiro entre o dia 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2021. Jair Bolsonaro (PSL) despontou como favorito ao cargo, após a expressiva votação de 46,03% dos votos válidos.  Seu concorrente, Fernando Haddad (PT), obteve 29,28% dos votos válidos.

Segundo Google Trends Eleições, o tema mais buscado pela população brasileira em relação as eleições é “Saúde Pública”, sendo este o principal tópico de pesquisa pela ferramenta no Brasil, em pelo menos 13 estados brasileiros e Distrito Federal – ou seja – 14 das 27 unidades federativas têm a saúde como prioridade em um futuro governo.

Confira os estados em que saúde é o tópico mais pesquisado:

  1. Rio Grande do Sul
  2. Santa Catarina
  3. São Paulo
  4. Minas Gerais
  5. Rio de Janeiro
  6. Espírito Santo
  7. Mato Grosso do Sul
  8. Mato Grosso
  9. Goiás
  10. Brasília
  11. Acre
  12. Sergipe
  13. Ceará
  14. Piauí

– O segundo tema mais procurado é educação, que aparece como prioridade em outros 13 estados. Economia, emprego e crime, também fazem parte das pesquisas de busca –

Visto a importância do tema, o Portal Dental Press elencou as principais propostas de ambos os candidatos em relação à saúde, bem como a importância da odontologia – ou da figura do Cirurgião-Dentista – nos planos de governo.


> Jair Bolsonaro (PSL)

ODONTOLOGIA: O candidato defende a criação de programas neonatais em todo o país com a visita ao dentista pelas gestantes. Segundo o candidato, onde isso foi implementado houve significativa redução prematuros e ampliação do bem estar da gestante a partir de acompanhamento da saúde bocal.


>Fernando Haddad (PT)

Defender o SUS (Sistema Único de Saúde) e continuar lutando pela implantação total do sistema, como direito social de todo o povo brasileiro e dever do Estado. Para atingir esse objetivo, ele propõe:

ODONTOLOGIA: O candidato não deixa explícito no plano de governo alguma medida ou proposta especificamente para a classe odontológica, apenas medidas de ampliação e suporte à população sem discorrer sobre alguma classe profissional em específico.


Dentista, SUS e importância pré-natal

Segundo o professor-doutor Marco Antonio Húngaro, titular no departamento de endodontia da USP (Universidade de São Paulo), estudos acadêmicos apontam que o risco, tanto à mãe, quanto à criança, são diminuídos com a presença de um dentista no Hospital. “Hoje temos trabalhos que mostram que pacientes com problema periodontal podem ter partos precoces, além de aumentar o risco de problemas sistêmicos como maior risco de alterações cardíacas”, disse.

Húngaro recomendou, ainda, dois artigos científicos que embasam a relevância do dentista no acompanhamento da gravidez: “Associação entre doença periodontal na gravidez e parto pré-termo baixo ao nascer” – de Denise Regina Pontes Vieira, Danielli Maria Zucateli Feitosa, Maria do Socorro Coelho Alves, Maria Carmen Fontoura Nogueira da Cruz e Fernanda Ferreira Lopes –, e “Doença periodontal na Gravidez e baixo peso ao nascer” – Paulo M. Louro, Humberto H Fiori, Paulo Louro F., João Steibel, e Renato M. Fiori.

Os dois artigos trazem abordagens práticas de como o cirurgião-dentista pode colaborar na saúde de recém-nascidos, bem como das mães que estão no período da gravidez.

Mais informações validadas cientificamente podem ser consultadas aqui.

 

Sair da versão mobile