Dental Press Portal

Livro de Birte Melsen sobre mini-implantes ganha versão em português

A Odontologia dinamarquesa é uma das mais avançadas do mundo, tendo como principal representante a Aarhus University. Fundada em 1928, a Aarhus é uma instituição moderna que se destaca na produção científica de alcance internacional. Liderado pela professora Birte Melsen, o Departamento de Ortodontia da Aarhus Royal Dental College é referência mundial nos estudos de Biomecânica.

Toda sua experiência com ancoragem esquelética e mini-implantes, adquirida ao longo de 25 anos dedicados à pesquisa e clínica nessa área, está reunida no livro Mini-implantes e suas aplicações clínicas: a experiência de Aarhus, cuja tradução em português acaba de ser lançada pela Dental Press Editora.

birte-melsen
A dinamarquesa Birte Melsen é chefe do departamento de Ortodontia da Royal Dental College, na Aarhus Univertisy (Foto: Divulgação)

>>> Leia também: Dental Press anuncia nova tradução de livro de Birte Melsen

“Em Aarhus utilizamos ancoragem esquelética desde o final dos anos 1970 e os mini-implantes desde 1991. Com a experiência de Aarhus, o desenvolvimento do sistema de ancoragem atual iniciou-se em 2000”, conta a autora.

Ela lembra que em um momento de “grande inspiração” aceitou escrever o livro sobre mini-implantes, e graças a Carlalberta Verna e Cesare Luzi, coautores da obra, conseguiu cumprir a tarefa. “Cesare contribuiu com sua experiência nos casos clínicos, enquanto Carlalberta editou os manuscritos e adicionou tópicos valiosos. Sem o seu distinto trabalho, que auxiliou o entendimento e utilização dos mini-implantes, talvez não seria possível a realização dessa obra”, diz.

A primeira edição do livro foi publicada em italiano em 2011. Devido à grande procura, foi editada, dois anos depois, uma versão em inglês, atualizada com novos casos clínicos. Em 2015, o professor brasileiro Wislei de Oliveira, “um colega dedicado e entusiasta da biomecânica”, em palavras dela, sugeriu realizar a tradução para a língua portuguesa, o que foi prontamente aceito. Esta versão publicada pela Dental Press passou também por atualizações com a adição de novos casos clínicos, tratados por Morten Godtfredsen Laursen.

>>> Leia também: Dental Press lança no Brasil “Ortodontia – Tratamento em Adultos”, da dinamarquesa Birte Melsen

Espero que os profissionais possam beneficiar-se das dicas clínicas e inspirar-se nos casos apresentados nesse livro”, diz a autora. Parte da renda obtida com a venda do livro será revertida para ajuda humanitária, voltada às crianças desabrigadas ao redor do mundo. Clique aqui para adquirir.

Sair da versão mobile