Dental Press Portal

Como a biocerâmica pode ajudar a combater a periodontite

Uma nova pesquisa sugere que o nitreto de silício – um material cerâmico usado em implantes de coluna – poderá levar a novos tipos de tratamento de doenças gengivais. A doença não tratada não só leva à perda dos dentes, como também aumenta o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. As opções de tratamento incluem limpeza profunda – como raspagem e alisamento radicular – para remover a placa bacteriana, além de antibióticos e cirurgia.

periodontite
Nitreto de silício oferece uma nova maneira de tratar as doença gengivais (Foto: internet)

Na pesquisa constatou-se que tal como outros tipos de bactérias, a Porphyromonas Gingivalis morre em contato com a superfície do nitreto de silício, o que levou os pesquisadores a questionarem se isso poderá levar a um novo tipo de tratamento. Uma equipe multidisciplinar do Japão e dos EUA investigaram as propriedades antimicrobianas de nitreto de silício, composto que degrada ácidos nucleicos na célula bacteriana

Usando algumas técnicas (incluindo microscopia de pH, espetroscopia de fluorescência e espetroscopia de Raman), a equipe observou as interações a nível molecular entre as células de Porphyromonas Gingivalis e diferentes superfícies de nitreto de silício. Um dos efeitos importantes que notaram foi de que em apenas seis dias de exposição – as reações químicas com o material cerâmico degradam os ácidos nucleicos nas células bacterianas, as quais, por sua vez, reduzem drasticamente a sua capacidade de produzir proteínas e gorduras essenciais.

>>> Leia também: Novo estudo aponta ligação entre periodontite e AVC
>>> Leia também: Terapia com laser trata periodontite agressiva

Uma das técnicas de microscopia revelou também a formação de peroxonitrato dentro das células bacterianas. O peroxonitrato é um composto instável que danifica o DNA as proteínas e outras moléculas celulares importantes. Os investigadores notaram que alterando a química da superfície do nitreto de silício – quer por ataque químico ou oxidação térmica – se pode influenciar a formação de peroxonitrato e afetar o metabolismo das bactérias de diferentes maneiras.

Eles concluíram que, embora sejam necessários mais estudos, o nitreto de silício oferece uma nova e promissora maneira de tratar as doença gengivais.

O artigo “Silicon nitride bioceramics induce chemically driven lysis in Porphyromonas gingivalis” foi publicado na revista Langmuir. Saiba mais aqui.

Fonte: Jornal Dentistry

Sair da versão mobile