Dental Press Portal

Bem Estar comemora 6 anos com edição especial sobre saúde bucal

Nesta terça-feira (21), o programa diário Bem Estar, da Rede Globo, comemorou seis anos de audiência com uma edição especial sobre saúde bucal.

saúde bucalO programa contou com a participação dos ortodontistas Dr. Gustavo Bastos e o Dr. Ricardo Machado, ambos do Rio de Janeiro (RJ). Eles responderam perguntas dos telespectadores e falaram sobre os principais temas de saúde bucal da atualidade, como tipos de aparelhos ortodônticos, cáries, escovação e placas de contenção.

>>> Leia Também: Genética influencia no desenvolvimento de cáries, diz pesquisa

Até mesmo os bolos da comemoração tinham formato de dente, que serviram para os convidados demonstrarem que o esmalte do dente pode variar de espessura em cada pessoa, tendo uma forte ligação com a genética.

Eles explicaram que os fatores genéticos influenciam não somente as diferentes espessuras do esmalte dentário, mas uma série de outros fatores. De acordo com um estudo da Universidade de Pittsburgh, a genética é responsável por 60% dos riscos de deterioração dentária, como a preferência por doces e a habilidade da saliva de ajudar na metabolização de cálcio, potássio e outros elementos presentes nos alimentos.

Confira a matéria completa e vídeos do programa clicando aqui.

Os outros 40% dos riscos são determinados por hábitos: consumo de açúcar, tabagismo, acesso a tratamentos, cultura e até fatores socioeconômicos. O Dr. Gustavo também falou sobre o acúmulo de tártaro, mostrou que passar o fio dental corretamente ajuda a evitar esse problema e as cáries, que também foram pauta de um questionário online sobre a sua possibilidade de transmissão.

O Dr. Ricardo Machado, por sua vez, mostrou diferentes tipos de aparelhos ortodônticos e falou sobre a importância do uso da placa de contenção para a estabilização do tratamento.

Clique aqui e assista aos vídeos da edição no site do Bem Estar.

Sair da versão mobile