Dental Press Portal

Bactéria dentária causa infecção grave no cérebro de modelo brasileira

De acordo com informações do site Ego, a modelo Renata Banhara foi internada em estado grave devido a uma infecção causada por uma bactéria dentária, que acabou atingindo seu cérebro. Em um vídeo divulgado por Thiago Rocha, amigo da modelo, ela explica que tudo começou com um tratamento de canal feito há seis anos.

A modelo Renata Banhara fala como a infecção chegou ao seu cérebro (Fonte: Divulgacao)

“..esse dente fechou, tudo lindo, maravilhoso, sem problema. Esse dente fez um polo de infecção, só que ele não deu febre, ele não deu pus, fez uma infecção sigilosa. A bactéria foi para os ossos, fez uma sinusite que fez outras bactérias. Mas a sinusite também não me deixou com febre, não saiu secreção, não fez nada, tudo silencioso. Mas desde novembro, dezembro, estou com muita dor na cabeça. Tomava remédios normais” diz Renata no deo.

>>> Leia Também: Pesquisadores descobrem ligação entre bactérias bucais e AVC

Tendo em vista a gravidade da infecção, Renata foi submetida a duas cirurgias no cérebro no Hospital Albert Einstein em São Paulo, no qual está internada desde quarta-feira passada (05). De acordo com uma nota de esclarecimento postada no Instagram de Renata Banhara, feito pela sua assessora de imprensa Roneia Forte, a modelo segue se recuperando na UTI do hospital, reagindo bem aos medicamentos, mas não pode receber visitas.

O que aconteceu com Renata?

Para entender melhor como aconteceu o processo desta infecção, conversamos com a Dra Vanessa M. Silva, dentista e periodontista pela USP Bauru, e implantodontista pela Dental Press/Unicesumar. Ela explica que um ambiente intrabucal em situação normal, apresenta uma microbiota tipicamente composta por inúmeros microorganismos. No entanto, alguns procedimentos dentários funcionam como portas para graves problemas.

“Lesões ativas como cáries, restaurações com infiltrações, próteses mal adaptadas, inflamação gengival e infecção oriunda de tratamento endodôntico (canal) podem funcionar como porta de entrada para que estes micro-organismos caiam na corrente sanguínea. Uma vez no sistema circulatório, os micro-organismos podem alojar-se em qualquer parte do corpo como cérebro, coração, rins e fígado, podendo acarretar em complicações de saúde muitas vezes graves como foi o caso da modelo em questão” explica a Dra. Vanessa.

>>> Leia Também: Bactéria bucal se espalha e mata jovem americano

Apesar de todos estarmos expostos à inúmeras bactérias bucais, existem grupos de risco que devem tomar ainda mais cuidado quando o assunto é higiene bucal. Por isso, a Dra alerta “..em grávidas, aumenta muito o risco de parto prematuro e o nascimento de bebê de baixo peso. Em indivíduos diabéticos, transplantados ou portadores de válvula cardíaca, o risco de complicações tende a ser ainda maior. Por isso, uma adequada higiene oral diária e acompanhamento profissional periódico são as melhores formas de se controlar possíveis fontes de infecção intrabucal e prevenir estas complicações. Consulte seu dentista regularmente”.

Sair da versão mobile