Ícone do site Dental Press Portal

Autor de livro pela Dental Press e renomado pesquisado, Sergio Tufik é destaque na Revista Fapesp

Um dos autores do livro “A Odontologia na Medicina do Sono”, da editora Dental Press, Sérgio Tufik, foi destaque em entrevista da conceituada revista de promoção a divulgação científica, Revista Fapesp. Com o título “Sergio Tufik: O observador do Sono”, o pesquisador relata sua experiência na área de estudo.

Há quase 50 anos, Tufik deu início aos estudos do sono e formou um dos grupos de pesquisa mais profícuos da área no mundo. Formado em medicina há 50 anos, precisamente em 1972, decidiu partir para área acadêmic, em vez de clinicar, o que gerou um ruído com familiares que eram, também, médicos.

Durante a entrevista à Revista Fapesp, falou sobre as influências da pandemia no sono, bem como sobre a utilização da cannabis para melhorar (ou não) o sono, e a importância de se dormir bem no esporte. Sobre a pandemia, ele relatou que há influência do isolamento social e do home office ao sono das pessoas.

“Não se gasta mais tempo com transporte, mas as preocupações aumentaram. Em 2020, meu filho, Sergio Brasil Tufik, entrevistou 1.700 pessoas no Brasil inteiro, de 18 a 93 anos. Mais da metade, 56%, alegou piora no sono; 39% não perceberam nenhuma diferença; e para 9% o sono melhorou. As pessoas relataram que o sono havia piorado por causa das preocupações, por estarem mais tempo em frente às telas da televisão ou do celular, e mais tempo em casa”, disse ao periódico.

Pela Dental Press, assinou o livro, há 10 anos, em 2012, junto a conceituada pesquisadora Cibele Dal Fabbro e Cauby Maia Chaves Junior. O livro descorre sobre as mais diversas patologias ou distúrbios que podem influenciar na qualidade de vida das pessoas, relacionando a medicina à odontologia.

“O estudo do sono é fascinante. Diferentemente do que se imaginava, o sono pode apresentar diversas patologias ou distúrbios, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e o bruxismo. A SAOS foi inicialmente descrita na década de setenta e, a partir do inicio da década de oitenta, foram sugeridas inúmeras modalidades de tratamento. O correto diagnóstico e o tratamento eficaz da SAOS são de grande importância. O paciente com apneia do sono sem tratamento pode apresentar manifestações na forma de sonolência excessiva, aumento do risco de acidentes”, diz a sinopse do livro.

Para ler a entrevista de Sérgio Tufik na Fapesp, basta clicar aqui. Para ter acesso ao livro “A Odontologia na Medicina do Sono”, basta entrar neste link. O livro está sendo vendido por R$289,19 e há, ainda, disponibilidade dele em estoque. Basta consultar os atendes da Dental Press.

Foto: Léo Ramos Chaves

Sair da versão mobile