Dental Press Portal

Associação de facetas diretas e fibra de reforço para restabelecimento estético do sorriso: relato de caso clínico

 

Resumo

Esse artigo tem como objetivo demonstrar o restabelecimento estético do sorriso obtido por meio da associação de facetas diretas e fibra de reforço. As fibras de reforço são utilizadas como alternativa para substituição de elementos dentários perdidos e possuem indicações precisas, sendo empregadas em diversas especialidades da Odontologia, devido à sua capacidade de aumentar a resistência à tração dos compósitos, o que aumenta a resistência à compressão das fibras. Para o completo restabelecimento do sorriso, muitas vezes é necessário reanatomizar os dentes adjacentes, considerando as condições em que esses se apresentam. Sendo assim, o profissional deve ter conhecimento para aplicação correta da técnica e restabelecimento da estética ao paciente.

Palavras-chave: Facetas dentárias. Estética. Sorriso.

 

Introdução

Na sociedade moderna, a estética tornou-se tão almejada que a demanda de pacientes buscando a satisfação estética aumenta significativamente a cada dia. O restabelecimento da saúde bucal passou a não se limitar apenas à remoção da dor ou resgate da função, mas, também, à devolução da forma, proporção, cor e características perdidas do elemento dentário, almejando um sorriso harmonioso.

A introdução da técnica do condicionamento ácido do esmalte por Buonocore e o desenvolvimento das resinas compostas por Bowen trouxeram avanços na Odontologia essenciais para evolução e excelência dos resultados estéticos alcançados nos dias atuais. A simetria entre os quadrantes, o paralelismo existente entre os elementos dentários e as adequadas relações mesiodistais e cwrvicoincisais, bem como a harmonia estabelecida entre os dentes, são atributos importantes no procedimento restaurador estético1.

Para o completo restabelecimento do sorriso, muitas vezes se torna necessário reanatomizar os dentes adjacentes, considerando as condições em que estes se apresentam. A faceta estética direta de resinas compostas é uma opção de restauração que pode ser confeccionada em uma única sessão, entretanto, o profissional precisa de excelente habilidade manual e conhecimentos que lhe permitam restabelecer a estética perdida2. Os novos sistemas de resinas compostas têm apresentado resinas específicas para esmalte e para dentina, além de resinas para efeitos incisais3.

Para executar restaurações com uma aparência natural, é necessário compreender parâmetros como fluorescência, opalescência, cor e translucidez, de modo que se possam aplicar, de maneira correta, as diferentes camadas de resina composta presentes num determinado sistema. A aplicação de diferentes camadas é denominada estratificação natural1-4.

Uma alternativa interessante para a substituição de um elemento dentário perdido são as fibras reforçadas por compósitos. Essas fibras foram introduzidas na Odontologia devido a propriedades como boa resistência flexural e outras características físicas desejáveis de um material de infraestrutura de prótese fixa5. As fibras oferecem bons resultados quando utilizadas criteriosamente6. São também uma solução de custo relativamente menor, menor tempo clínico, por terem um mínimo preparo dentário, praticamente não possuírem potencial de toxicidade na técnica e, ainda, apresentarem uma estética mais favorável no resultado final, pela ausência de metal7. Esses materiais são utilizados para várias finalidades, e uma de suas indicações é a confecção de próteses adesivas diretas e indiretas8-16.

Este artigo tem como objetivo demonstrar o restabelecimento estético do sorriso alcançado através da associação de facetas diretas e aplicação de fibra de reforço.

 

Relato de caso clínico

Paciente de 32 anos, sexo feminino, procurou atendimento odontológico queixando-se da aparência estética de seu sorriso (Fig. 1). Ao exame clínico, foram identificadas restaurações em resina composta insatisfatórias, fratura do bordo incisal dos incisivos centrais superiores e área anodôntica na região do dente #12 (Fig. 2, 3). Foi proposto à paciente tratamento ortodôntico para correção da oclusão e abertura de espaço para futura colocação de implante dentário. A paciente se mostrou intransigente quanto à colocação de aparelho e alegou não apresentar condições financeiras favoráveis para colocação de implante dentário. Com o intuito de se restabelecer forma, função e estética, optou-se pela confecção de duas facetas diretas em resina composta nos incisivos centrais superiores, restauração Classe III no incisivo lateral superior esquerdo e substituição provisória do incisivo lateral superior direito utilizando fibra de reforço (Ribbond, Oral Tech).

 

Casos_v10_01_fig01_2_3

 

 

Inicialmente, realizou-se fotografias iniciais para planejamento do caso. Após consentimento da paciente em relação ao tratamento proposto, foram realizadas duas sessões de clareamento dentário com uso de gel de peróxido de hidrogênio a 35% (Whiteness Hp Maxx, FGM). Após a colocação da barreira gengival (TopDam, FGM), o gel clareador foi manipulado de acordo com as recomendações do fabricante e aplicado na face vestibular dos dentes, até os segundos pré-molares, tanto na arcada superior quanto na inferior, com duas aplicações, totalizando 15 minutos de contato de gel com os dentes em cada aplicação. Transcorridos os 10 primeiros dias críticos após o clareamento, realizou-se preparos tipo window (Fig. 4) para facetas diretas nos dentes #11 e #21. No elemento #22 foi realizado preparo cavitário para restauração classe III nas faces mesial e vestibular, sendo confeccionado bisel nessa última.

Após isolamento relativo com afastador de lábio, rolos de algodão e fio retrator inserido no sulco gengival (Ultrapak #000, Ultradent), condicionou-se o esmalte com ácido fosfórico a 37% por 30 segundos, seguido de lavagem pelo dobro do tempo e aplicação do sistema adesivo convencional de frascos separados – primer e bond (Scotch Bond Multi-Purpose, 3M ESPE) e fotopolimerização do adesivo por 20 segundos.

Para inserção de resina composta, foram colocados finos incrementos de resina opaca branca Bleach- XL – Empress Direct (Ivoclar) na região de dentina escurecida para neutralização do escurecimento. A parede palatina foi restaurada com resina cromática A2 – Empres Direct e, para confecção do bordo incisal mais opaco, utilizou-se resina Bleach – XL (dentina) (Fig. 5). A dentina foi restabelecida com resina opaca de dentina, deixando espaço para colocação de resina acromática Trans Opal para simulação do efeito opalescente na região entre os mamelos (Fig. 6). A seguir, resina de esmalte foi inserida para reanatomização do dente (Fig. 7). Na restauração Classe III do elemento #22, estendeu-se a resina opaca até a metade do bisel do preparo cavitário e, após fotopolimerização de cada incremento, concluiu-se a restauração com resina cromática para esmalte.

Na região anodôntica, devido à opção do uso de fibra de reforço, realizou-se condicionamento ácido do esmalte por 30 segundos nas faces palatinas dos dentes 11 e 13, lavagem abundante com água por 60 segundos, aplicação de somente bond do sistema adesivo, já que na superfície não havia exposição de dentina. A fibra de reforço foi fixada nessas faces (Fig. 8) e, posteriormente, recebeu incrementos de resina pela técnica de estratificação (Fig. 9), optando-se por iniciar com uma resina branco-opaca, para obtenção de um total bloqueio do fundo escurecido da boca, à confecção completa do incisivo lateral superior direito, reproduzindo a anatomia e características particulares desse elemento (Fig. 10).

 

 

 

Após a conclusão das restaurações, verificou-se os ângulos de reflexão (região que delimita a área de reflexão de luz das áreas de sombra nas regiões proximais) (Fig. 11), ângulo e borda incisal e delimitação dos planos utilizando discos de lixa flexíveis, série vermelha (3M ESPE) (Fig. 12). Os planos dos diferentes terços dentários foram seguidos para obtenção de um contorno cervico-incisal convexo, deixando o terço incisal levemente inclinado para a face palatina, com o intuito de evitar uma borda incisal muito espessa. A textura da superfície foi reproduzida tanto na horizontal (com ranhuras em toda a superfície, utilizando-se ponta diamantada convencional em contra-ângulo multiplicador) quanto na vertical, através de depressões no terço médio-incisal com brocas multilaminadas (24 lâminas) (Fig. 13). Para obtenção do brilho final, foi utilizada escova de carbeto de silício (Astrobrush – Ivoclar-Vivadent) e pasta diamantada (Fig. 14, 15, 16).

 

 

 

 

 

Discussão

A técnica de estratificação natural das diferentes camadas de resina composta, utilizada nesse caso clínico, implica num resultado estético bastante satisfatório não só em termos de cor, mas principalmente na reprodução das propriedades ópticas dos dentes naturais, como translucidez, opacidade e opalescência, sendo necessário um conhecimento profundo dos materiais utilizados, bem como da técnica de estratificação17. O acabamento e o polimento também têm notável importância, pois além de aumentarem a longevidade do procedimento, proporcionam um melhor resultado estético final, através da aplicação de um protocolo baseado em princípios de estética e harmonia dentária.

Destaca-se a utilização das fibras de reforço em várias áreas da Odontologia devido, à sua capacidade de aumentar a resistência à tração dos compósitos, a qual, por sua vez, aumenta a resistência à compressão das fibras. A composição, arquitetura, impregnação ou molhamento e a quantidade de fibras podem influenciar no mecanismo de reforço por elas promovido. Quando todas essas características forem adequadas, a associação fibras/resina composta pode ser indicada na confecção de próteses adesivas18.

Em casos de perda de um elemento dentário, apesar do clínico alcançar forma, naturalidade, função e estética nas restaurações adjacentes, a ausência do elemento faz com que o sorriso do paciente permaneça desarmônico e antiestético. As fibras de reforço são utilizadas como alternativa para substituição desse elemento perdido e têm indicações precisas13: pacientes que anseiam por um ótimo resultado estético, pacientes que desejam próteses livres de metal, casos em que se pode facilitar a confecção da prótese pelo laboratório, pacientes que não querem que seus dentes sejam desgastados e casos em que apenas o sistema adesivo não suportaria as forças mastigatórias. As fibras de polietileno melhoram a força de impacto, a resistência à flexão e o módulo de elasticidade dos compósitos19. Ainda, essas fibras são quase invisíveis na matriz resinosa e, por essas razões, parecem ser os reforçadores mais adequados e estéticos de resinas compostas20,21.

 

 

Conclusão

As restaurações diretas com resinas compostas em dentes anteriores são procedimentos que podem gerar dificuldades, devido à necessidade de um conhecimento da técnica e, principalmente, de habilidade manual para obtenção de uma anatomia semelhante à do dente natural. Diante desse fato, cabe ao profissional ter conhecimentos para aplicação correta da técnica e restabelecimento da estética ao paciente.

 

 

 

Como citar este artigo: Pedrazzi H, Santos CR, Takeuchi CYG, Presoto CD, Andrade MF. Associação de facetas diretas e fibra de reforço para restabelecimento estético do sorriso: relato de caso clínico. Rev Dental Press Estét. 2013 jan-mar;10(3):116-25. » Os autores declaram não ter interesses associativos, comerciais, de propriedade ou financeiros que representem conflito de interesse nos produtos e companhias descritos nesse artigo.

 

Endereço para correspondência: Hamilton Pedrazzi

Rua Alice Além Saad, 650 – Nova Ribeirânia – AORP – Ribeirão Preto/SP

CEP: 14096-570 – e-mail: hamilton@forp.usp.br

 

 

 

Sair da versão mobile