Ícone do site Dental Press Portal

Assembleia Conjunta discute atualização do Código de Ética Odontológica

codigo de ética odontologica

Assembleia Conjunta do CFO com os presidentes dos CROs, realizada em Brasília de 5 a 7 de julho, debateu a atualização do Código de Ética Odontológica. As discussões serão retomadas em setembro em nova Assembleia Conjunta, quando está previsto a aprovação do texto final do Código.

O ponto de partida dos debates foi o texto preparado pela Comissão Especial criada pelo CFO para receber as propostas de alteração do Código, analisá-las e padronizá-las. A comissão é integrada pelo presidente José Marcos de Matos Pinheiro (CRO-MA) e membros Luiz Evaristo Rici Volpato (CRO-MT) e Roberto de Sousa Pires (CRO-PA).

Conselheiros federais, presidentes dos CROs, presidentes das comissões de ética dos CROs e procuradores do CFO e CROs discutiram cada uma das alterações. Todas as mudanças foram votadas. Como a matéria é extensa, foi necessário marcar outra Assembleia Conjunta em setembro para concluir a atualização.

“Houve a participação de todos. Foi muito positivo. Todos foram ouvidos, deram suas opiniões e a assembléia decidiu,” afirma Roberto Pires.

“Foi muito importante participar desta construção coletiva de um novo e mais aprimorado Código de Ética,” acrescenta Evaristo Volpato.

O atual Código de Ética Odontológica foi aprovado em 2012 e entrou em vigor no início de 2013. O CFO decidiu atualizar o Código para adequá-lo aos costumes atuais da sociedade, ao mercado de trabalho e aos novos procedimentos e técnicas odontológicas, e para dirimir interpretações dúbias, excluir incongruências e contemplar temas omitidos.

“O objetivo maior é a segurança jurídica ao trabalho dos CROs na fiscalização e na tramitação e finalização dos processos éticos, que obedecem a um rito judicial,” afirma Marcos de Matos Pinheiro.

Fonte: Imprensa CFO

Sair da versão mobile