Ícone do site Dental Press Portal

As três melhores faculdades de odontologia do mundo são brasileiras, diz ranking

Odontologia brasileira tem pesquisadores em destaque no mundo

As três melhores faculdades de odontologia do mundo são brasileiras, públicas e paulistas. Isso é o que aponta o SCImago Institutions Ranking de 2022. A lista se baseia na produtividade das instituições no Scopus e considera diversos indicadores como relevância de pesquisa, inovação e influência social.

A USP (Universidade de São Paulo) ocupa a primeira colocação, seguida por Unesp (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) e Unicamp (Universidade de Campinas). As próximas universidades brasileiras a figurarem no ranking são UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na 29ª e 30ª colocação, respectivamente.

Confira a lista dos 10 primeiros colocados no ranking

  1. USP (Brasil)
  2. Unesp (Brasil)
  3. Unicamp (Brasil)
  4. Sichuan University (China)
  5. University of Michigan, Ann Arbor (EUA)
  6. Universitat Bern (Suíça)
  7. The University of Hong Kong (Hong Kong)
  8. Universitat Zurich (Suíça)
  9. Harvard University (EUA)
  10. Seoul National University (Coreia do Sul)

O ranking geral analisou o desempenho de 4.364 instituições de todo o mundo. Quando analisadas as faculdades de odontologia, como área específica, o ranking contou com 605 instituições que fizeram pontuação junto ao Scopus. No ranking geral de universidades, a USP ficou na 23ª colocação, entre as mais importantes do mundo. Em seguida, vem a Unesp na 155ª colocação.

Você pode consultar os parâmetros do ranking e colocação por área neste link.

Sair da versão mobile