Dental Press Portal

Movimentação Dentária e Aplicabilidade na Clínica Ortodôntica

Entre os dias 16 e 20 de outubro, acontece na Dental Press o quinto módulo do curso Excelência na Ortodontia, que este ano completa a 19ª edição. O módulo conta com a presença de 10 grandes nomes nacionais da Ortodontia que trazem as novas técnicas da área em que atuam.

Dentre esses nomes está Dr. Osmar Cuoghi, de Araçatuba, São Paulo, que marca presença na terça-feira (17) e ministra sobre “Biomecânica Ortodôntica com aplicabilidade clínica”. Com vasta experiência, ele atua principalmente nos seguintes temas: movimentação dentária, ortodontia, oclusão, odontologia e biomecânica.

Por isso, a Dental Press separou o artigo Movimentação Dentária e Aplicabilidade na Clínica Ortodôntica, escrito por Osmar Coughi e Marcos Rogério de Mendonça e publicado na Revista Clínica de Odontologia,  para baixar gratuitamente.

Demonstração microscópica de reabsorção (destaque verde) na raiz de menor dimensão, após o emprego de força contínua (Foto: Reprodução)

Resumo: A Ortodontia apresenta como um de seus pilares de sustentação as reações biológicas provenientes da indução mecânica. Desde seu início, vários estudos foram realizados para esclarecer os eventos biológicos decorrentes da movimentação dentária sob indução mecânica. Entretanto, mesmo sabendo-se que entre os procedimentos mecânicos e os fenômenos biológicos que acontecem no cotidiano ortodôntico não deve ocorrer disparidade, frequentemente observa-se uma preponderância para a busca do tipo de aparelhagem e o emprego de forças controladas, principalmente pelos fios. Esses aspectos deixam transparecer, principalmente para o profissional menos experiente, que somente o controle mecânico rege a movimentação dentária. Um exemplo que enfatiza exclusivamente o procedimento mecânico nos cursos de Ortodontia é o typodont. Convém salientar que essa metodologia de ensino é válida para simular a movimentação dentária no aspecto técnico-mecânico, porém, o conhecimento biológico da movimentação deve ter o mesmo nível de importância e não pode haver dicotomia; caso contrário, o resultado da movimentação ortodôntica pode causar prejuízos nas estruturas radiculares, óssea e periodontais, bem como comprometer as diversas estruturas em longo prazo.

Quero baixar o artigo!

Sair da versão mobile