Dental Press Portal

Agenesia de incisivos laterais superiores na era do implante osseointegrável

Entre os dias 16 e 20 de outubro, acontece na Dental Press o quinto módulo do curso Excelência na Ortodontia, que este ano completa a 19ª edição. O módulo conta com a presença de 10 grandes nomes nacionais da Ortodontia, que trazem as novas técnicas da área em que atuam.

Dentre esses nomes está Dr. Orlando Tanaka, presente na quarta-feira (18) com o tema “Os paradoxos da agenesia de incisivos laterais superiores na era do implante osseointegrável”.

Por isso, a Dental Press separou o artigo “Considerações biomecânicas em casos de agenesias de segundos pré-molares inferiores”, escrito por  Daniela Greenhalgh Thys, Gerson Luiz Ulema Ribeiro, Eliane Hermes Dutra, Leandro Teixeira de Souza e Orlando Tanaka, publicado na Revista Clínica de Ortodontia, para baixar gratuitamente.

Radiografia de agenesia do dente (Foto: Reprodução)

 

Resumo: A origem da agenesia dentária pode ocorrer por uma falha na proliferação e/ou diferenciação da lâmina dentária. A agenesia mais freqüente é a dos terceiros molares, seguida dos segundos pré-molares e incisivos laterais superiores. A prevalência da agenesia de segundos pré-molares varia de 2 a 5%, sendo mais comum a sua ocorrência na mandíbula. O diagnóstico em idade precoce permite ao profissional e aos pais considerarem maior número de possibilidades disponíveis para o tratamento da condição, inclusive a de não tratar. A opção em manter o espaço ocupado pelo segundo molar decíduo é indicada naqueles pacientes onde não há deficiência de espaço, casos em que o fechamento de espaço é desfavorável, como na presença de overbite exagerado, espaços generalizados entre os dentes ou quando o ângulo do plano mandibular está diminuído. O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir três casos clínicos com agenesia de segundos pré-molares inferiores e a manutenção do dente decíduo e o fechamento do espaço.

Quero baixar o artigo!

Sair da versão mobile