Dental Press Portal

Ortodontia Brasileira perde Arno Locks

Faleceu ontem (09), em Florianópolis (SC), o professor Dr. Arno Locks, um dos fundadores e ex-presidente da ABOR-SC,  e professor de Ortodontia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas. Ele lutava contra um câncer de pâncreas e não resistiu à doença.

Autor de dezenas de artigos científicos, muitos deles publicados nas revistas de Ortodontia da Dental Press – revistas das quais fazia parte do corpo de revisores – Dr. Arno deixa um legado de muito conhecimento. “Seus alunos eram joias preciosas para ele, imperando sempre o respeito e dedicação para com eles. Tratava com muito amor sua profissão e seus olhos brilhavam ao falar sobre Ortodontia. Um grande exemplo de professor, profissional e amigo. Vai ficar em nossas lembranças para sempre, seu sorriso e suas palavras sempre positivas perante a vida”, diz a nota oficial da ABOR-SC. 

O fundador da Dental Press, Dr. Laurindo Furquim, lamenta a perda. “Amigo querido, bem humorado, excelente professor, querido por seus alunos de graduação e de pós-graduação, envolvido em associações de classe. Sempre atualíssimo e atuante na clínica privada. Lutou bravamente contra a doença. Perda irreparável”, diz.

Carreira

Arno Locks foi professor adjunto da disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do curso de especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina e mestre e doutor em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ.

Em 2014, foi publicado pela Dental Press Journal of Orthodontics entrevista com Dr. Arno Locks, concedida aos professores doutores Carla D’Agosti Derech, Gerson Luiz Ulema Ribeiro, José Nelson Mucha, Luiz Gonzaga Gandini Jr. e Maurício Tatsui Sakima. A entrevista aborda os aspectos biomecânicos do início da carreira e a visão do especialista sobre tratamentos periodontais.

Leia a entrevista completa clicando aqui.

Sair da versão mobile