A Apple, gigante da indústria de tecnologia, protocolou um pedido de patente que pode revolucionar o diagnóstico e monitoramento de bruxismo. Não se trata, entretanto, de um novo equipamento ou que a empresa esteja entrando no ramo de saúde ou odontologia.
A tecnologia está relacionada a sensores de movimento presentes em seus Airpods (fones de ouvido sem fio). O pedido de patente foi feito na primeira metade deste mês de outubro e tem como foco principal os sensores de movimentos especiais para o diagnóstico e monitoramento dos pacientes.
Como os Airpods ficam no ouvido, os especialistas consultados pela Apple acreditam que essa é uma posição bastante privilegiada para capturar perfis distintos de atividades dos dentes e da mandíbula.
“A vibração sonora produzida pelos movimentos dos dentes chega ao ouvido interno pela condução através dos ossos do crânio. Desta forma, proeminências ósseas como a parte mastóide do osso temporal e o canal auditivo são locais apropriados para localizar o transdutor e sentir diretamente essas vibrações”, diz trecho da explicação ao US Patent & Trademark Oficce.
Não há, ainda, nenhuma previsão de data de início da fabricação desse produto. A Apple afirma ainda que, para o uso pleno do produto, terá que redesenhar os AirPods para que nada se sobressaia no ouvido e para evitar que o equipamento caia durante a noite – mesmo para aquelas pessoas que durmam de lado. Para obter mais detalhes, consulte o pedido de patente da Apple número 20220313153 A1.