Dental Press Portal

Estudo encontra forte relação entre apneia do sono e complicações de implante

Um novo estudo feito na Espanha sugere uma forte relação entre a apneia obstrutiva do sono e complicações de implante, com 80% dos pacientes portadores este distúrbio do sono experimentando diferentes problemas de implante.

>>> Leia Também: Reimplante tardio é opção de tratamento em caso de avulsão dentária

A  consciência da correlação entre a apneia obstrutiva do sono  (OSA) e problemas dentários é crescente.  No entanto, poucos estudos têm investigado o papel da OSA na ocorrência de falha técnica em próteses fixas, especialmente aquelas implantadas.

Com o objetivo de analisar a freqüência de complicações protéticas em próteses implantomotoras, um grupo de pesquisadores de Vitória, na Espanha, investigou a falência do implante em 67 pacientes. Identificaram 30 complicações que afetam 22 próteses entre 16 pacientes. Destes, 13 também tinham AOS, ou seja,  81%.

As complicações incluíram fratura de porcelana (14 eventos), fratura do parafuso / implante (oito eventos), afrouxamento de parafusos (três eventos) e cimentação (cinco eventos). Segundo os pesquisadores, a maioria das complicações ocorreu nos segmentos posteriores. Além disso, o maior índice de apneia grave, foi identificado em pacientes com complicação de fratura relacionada a implante, parafuso ou coroa de porcelana. O tempo médio para ocorrência do problema foi de 73 meses após a inserção do implante.

>>> Leia Também: Mini-implante facilita no tratamento de discrepâncias transversais em adultos, diz pesquisa

Com base nos resultados, que sugerem uma forte ligação entre OSA e complicações de implante, os pesquisadores observaram que estudos futuros devem explorar a correlação ainda mais, a fim de compreender melhor os fatores de risco e freqüências dessas ocorrências.

O estudo, intitulado “Frequency of prosthetic complications related to implant-borne prosthesis in a sleep disorder unit”, foi publicado na edição de fevereiro do Journal of Oral Implantology.

Leia o estudo na íntegra em inglês aqui!

Fonte: DentalTribune

Se interessou por esta pesquisa? Confira mais artigos da área de Implantodontia e da Odontologia Estética na revista Oficial da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, Journal of Clinical Dentistry and Research. Saiba mais aqui!

 

Sair da versão mobile