Dental Press Portal

Alto consumo de isotônicos por crianças é preocupante

Uma pesquisa publicada no British Dental Journal analisou 160 crianças e adolescentes de 12 a 14 anos de quatro escolas em South Wales, no Reino Unido, e concluiu que elas são atraídas por isotônicos pelo sabor doce, preço baixo e disponibilidade. Mas o que a maioria dos pais e crianças não sabe é que esse tipo bebida não é indicado para consumo infantil.

isotonico
Bebidas esportivas se misturam a refrigerantes e sucos nas geladeiras de supermercados e lojas de conveniência (Foto: internet)

Metade das crianças que participaram da pesquisa afirmaram que bebem isotônicos socialmente e 80% delas compram o drinque em lojas do bairro. A grande maioria (90%) também disse que o sabor é um fator e apenas 18% afirmaram que bebem isotônicos porque percebem uma melhora no desempenho. O preço também é uma das principais razões de compra e, o que é ainda mais preocupante, 26% das crianças também citou centros de lazer como fontes de compra.

Maria Morgan, professora de saúde bucal pública na Universidade de Cardiff, disse que o propósito das bebidas esportivas está sendo mal interpretado. “Este estudo mostra claramente a atração de crianças por essa bebida com alto teor de açúcar e baixo pH, levando a um aumento do risco de cáries, erosão do esmalte dentário e obesidade”, diz. “Profissionais de saúde bucal devem estar cientes da popularidade dos isotônicos entre as crianças ao fornecerem informações ou ao planejarem iniciativas de promoção de saúde.”

>>> Leia também: Índice de desgaste dental em jovens preocupa, diz estudo

A Faculdade de Medicina do Esporte e do Exercício (FSEM) está atuando em favor de uma regulamentação mais rígida em torno do preço, disponibilidade e comercialização de bebidas esportivas para crianças, especialmente ao redor de escolas, para preservar a saúde geral e odontológica.

Isotônicos são indicados apenas para esportistas (Foto: © Masterfile Royalty-Free)

O presidente da FSEM do Reino Unido, Dr. Paul D. Jackson, disse que a proporção de crianças desse estudo que consome bebidas com altos níveis de carboidratos – indicadas apenas para o esporte –, em um contexto recreacional, é preocupante.

“Isotônicos são destinados para atletas que participam de provas de alta intensidade. A bebida também está ligada com o aparecimento de cáries em atletas, e deve ser utilizada de acordo com a recomendação das equipes médica e odontológica. Água ou leite são suficientes para manter crianças ativas hidratadas – bebidas esportivas com elevados níveis de açúcar são desnecessárias não só para crianças, para também para a maioria dos adultos”, diz Dr. Jackson.

O presidente da Comissão de Saúde e Ciência da British Dental Association acrescenta que a ascensão de bebidas esportivas entre as crianças como apenas mais uma opção de refrigerante é um verdadeiro motivo de preocupação, e ambos os pais e governo devem estar atentos. “Elas são carregadas de ácidos e açúcares, e podem estar por trás dos problemas de deterioração dental que estamos observando entre os jogadores de futebol profissional.” E completa: “Isotônicos raramente são uma escolha saudável, e anunciá-los para a população em geral, em especial os jovens, é grosseiramente irresponsável. Atletas de elite têm suas razões para consumi-los, mas para quase todo o restante da população eles representam um risco real para a saúde bucal e geral”.

>>> Leia também: Remédio para asma pode causar erosão em dentes de leite
>>> Leia também: Distúrbios alimentares – implicações odontológicas – relato de caso clínico

A pesquisa também concluiu que também existe uma confusão entre as definições de isotônicos e bebidas energizantes. Entretanto, de uma perspectiva mais ampla, as duas bebidas têm efeitos prejudiciais semelhantes, devido ao elevado teor de açúcar e baixo pH.

Em supermercados e lojas de conveniência, isotônicos ficam próximos de outras bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos, indicando enganosamente pais e crianças que seu uso é para todos.

Leia a pesquisa A survey of sports drinks consumption among adolescents” completa, em inglês. 

Fonte: Science Daily

Sair da versão mobile