Dental Press Portal

Aloe vera é eficaz no tratamento de estomatite, diz pesquisa

No dia a dia do consultório, os dentistas frequentemente se deparam com uma doença muito comum, a estomatite aftosa recorrente, uma doença que afeta a mucosa oral e que, estima-se, afeta 20% da população. Na maioria dos casos, a estomatite afeta o palato mole, a gargante e os lábios.

aloe vera 1

Caracterizada por uma dor incômoda que afeta a qualidade de vida do paciente, atualmente existem muitos medicaentos capazes de aliviar parcialmente os sintomas da estomatite e reduzir sua duração. Alguns produtos naturais, no entanto, podem ser aindaais eficazes, visto que não apresentam efeitos colaterais.

Cientistas russos realizaram um estudo para descobrir como o gel de Aloe Vera (a popular babosa), muito conhecida pelas propriedades anti-sépticas, pode tratar estomatites. Oitenta e sete pessoas, com idades entre 15 e 35 anos participaram desta pesquisa. Todos os participantes tiveram estomatite aftosa recorrente, diagnosticado durante os últimos dois anos.

Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos. Os pacientes do primeiro grupo trataram a lesão da mucosa com gel de Aloe Vera, enquanto os pacientes do segundo grupo usou placebo. O progresso foi fixado em três, sete e dez dias da experiência.

O estudo mostrou que os pacientes do primeiro grupo sentiram menos dor do que os participantes do segundo grupo no terceiro dia, o que indica um alto nível de eficiência de gel de Aloe Vera. Os cientistas observaram uma redução significativa da inflamação no primeiro grupo nos dias três e sete.

Com essa experiência, os cientistas provaram que tal anti-séptico natural, o gel natural da Aloe Vera, é altamente eficaz no tratamento de estomatite.

Leia o artigo na íntegra aqui.
Sair da versão mobile