Dental Press Portal

Quais são os alimentos saudáveis para os dentes?

Atualmente o assunto vida saudável está em alta. Exercícios físicos, cuidados com a saúde do corpo e alimentação saudável são os assuntos mais procurados por quem pretende manter hábitos mais saudáveis. Entretanto, pouco se fala especificamente sobre alimentos que podem auxiliar na saúde bucal. Por isso hoje vamos falar sobre alguns alimentos que podem ajudar a melhorar não só a sua saúde, mas também os dentes.

Mas antes de falar sobre os alimentos que contribuem, devemos mencionar alimentos que podem realmente prejudicar os dentes, como os alimentos açucarados e pegajosos que são ruins para o seu sorriso, assim, você deve tentar evitá-los em sua dieta.

Dieta-do-morango-1

Agora, vamos aos alimentos saudáveis para os dentes:

1. Chá

O chá pode ser listado como uma alimentação boa para os dentes, pois contém as substâncias chamadas polifenóis. Os polifenóis podem ajudar a retardar o crescimento de bactérias na boca e estabilizar a acidez. Menos bactérias resultam em menos de placas, o que também significa dentes e gengivas saudáveis.

 

2. Alho
Apesar da má reputação do alho por causa do mau cheiro, o alho é um dos alimentos que podem ajudar o seu sorriso. O alho possui fortes propriedades antibacterianas que inibem o crescimento de bactérias. A Cebola tem quase as mesmas propriedades, mas em menor grau.

 

3. Laticínios
Produtos como leite e queijo são cheios de cálcio e vitaminas. Estes alimentos ajudam a diminuir os níveis de ácido causados pelas bactérias. Se você beber leite após a sua refeição, ele irá ajudar a limpar o ácido, e  limitar os danos ao esmalte.

 

4. Água
O consumo de água, com gás ou não, é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos. Além disso, a água das grandes cidades é fluoretada, o que reforça a resistência do esmalte do dente.

 

5. Cravo
O cravo é conhecido como um alimento doce e picante, mas também pode tratar problemas dentários. O óleo de cravo ajuda a diminuir a dor de dente. O cravo também tem propriedades antimicrobianas, que matam bactérias.

 

6. Alimentos fibrosos
A mastigação de alimentos ricos em fibras tem a capacidade de promover a autolimpeza dos dentes. Eles também evitam a formação de placa bacteriana, que causam cáries e gengivite. São alimentos fibrosos: maçã, cenoura, kiwi, acelga, pêra, entre outros.

 

7. Vitamina D
A vitamina D atua na absorção dos minerais cálcio e fósforo do nosso organismo e são relacionados à formação óssea. Essa influência também aparece na arcada dentária, na qual a vitamina D ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas e dos dentes. Alimentos como ovos, peixes, leite e derivados são ricos em Vitamina D.

 

8. Morangos
Morangos são  grandes clareadores dentais, além disso, o suco de morango é rico em ácido e ajuda a controlar o açúcar e eliminar as bactérias. Lembre-se de lavar a boca com água depois de comer morangos, pois pode danificar o esmalte.

 

9. Vitamina C
A falta de vitamina C causa o sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes se não for tratada. Porém, não é aconselhado o consumo exagerado de alimentos ricos nessa vitamina, como a laranja e o abacaxi, pois eles causam desmineralização e deixam o dente mais poroso.

 

10. Carne

Para mastigar alimentos a carne, geralmente é necessário fazer mais força com os ossos da mandíbula e do maxilar. Essa força deixa os ossos que sustentam os dentes mais fortes.

 

 

 

 

 

 

fontes: Unimed Seguros / Dental-Time

Sair da versão mobile