Dental Press Portal

FDA emite alerta contra remédios homeopáticos para dentição

Após testes laboratoriais feitos com remédios homeopáticos usados para minimizar os incômodos da erupção dos dentes em bebês, a Food and Drug Administration (FDA) – órgão do governo dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos e remédios que circulam no país – alertou os consumidores a não usar esses produtos. O motivo? Certas marcas contêm quantidades inconsistentes de Atropa belladonna, uma planta tóxica, que causa risco desnecessário para lactentes e crianças.

homeopaticos

A análise da FDA descobriu que os teores de alcalóides da belladona (atropina e escopolamina) e coffea cruda (cafeína) não eram uniformes entre os produtos comercializados por duas empresas. Além disso, os níveis de atropina e escopolamina em alguns dos remédios excederam muito o valor indicado nos rótulos dos produtos, de acordo com a agência federal.

>>> Leia Também: Seguro odontológico melhora saúde bucal de crianças americanas

À luz dessas descobertas, a FDA entrou em contato com a Standard Homeopathic Company, fabricante de produtos homeopáticos, para que fosse feita a retirada de seus produtos rotulados como contendo belladona, a fim de proteger os consumidores. A FDA recomenda que os consumidores parem de usar esses produtos imediatamente.

Qual o risco deste medicamento?

“A resposta do corpo à belladona em crianças menores de dois anos de idade é imprevisível e os coloca em risco desnecessário”, disse a Dra. Janet Woodcock, diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA. “Recomendamos que os pais e cuidadores não dêem esses remédios de dentição homeopáticos para as crianças e procure o conselho de seu profissional de saúde para alternativas seguras”, alerta.

Os profissionais de saúde e os consumidores estão sendo incentivados a relatar no site da FDA acontecimentos adversos relacionados a esses produtos.

Os produtos homeopáticos que se propõem a aliviar os incômodos da dentição não foram avaliados ou aprovados pela FDA, para segurança ou eficácia. A agência destacou que não tem conhecimento de qualquer benefício para a saúde comprovado dos produtos.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile