Dental Press Portal

Estudo analisa a influência dos adoçantes artificiais aos problemas de saúde

adoçantes
É necessário mais investigação para determinar os riscos a longo prazo e os benefícios dos adoçantes artificiais (Foto: Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Pesquisadores da University of Manitoba’s George & Fay Yee Centre for Healthcare Innovation estabeleceram estudos para compreender melhor os efeitos a longo prazo sobre o ganho de peso e doença cardíaca em pessoas que consomem adoçantes artificiais. O estudo incluiu uma revisão sistemática de 37 estudos referente ao acompanhamento de mais de 400 mil pessoas, por um período médio de dez anos – dos quais 7 dos estudos foram ensaios clínicos randomizados e controlados, envolvendo 1.003 pessoas que foram acompanhados durante um período médio de 6 meses.

>>>Leia mais: Imposto sobre açúcar reduz cárie e despesas com saúde, diz OMS

Os resultados iniciais não mostraram um efeito consistente sobre a perda de peso, enquanto que mais estudos observacionais mostraram uma relação entre o consumo de adoçantes artificiais e, relativamente, maiores riscos de ganho de peso e a obesidade, pressão arterial elevada, diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

“Apesar do facto de milhões de indivíduos rotineiramente consumirem adoçantes artificiais, poucos pacientes têm sido incluídos nos ensaios clínicos desses produtos”, disse o autor Dr. Ryan Zarychanski,  professor assistente da Rady Faculty of Health Sciences.

>>>Leia mais: Brasil está entre os países mais desinformados sobre saúde bucal

Mais estudos

Segundo o Prof. Zarychanski,  os dados provenientes de ensaios clínicos não apoiam claramente os benefícios pretendidos dos adoçantes artificiais para gestão de peso.

Dada a ampla e crescente utilização de adoçantes artificiais e a atual epidemia de obesidade e doenças relacionadas, é necessária mais investigação para determinar os riscos a longo prazo e os benefícios destes produtos.

A equipe começará um novo estudo para compreender como o consumo de adoçantes artificiais pelas mulheres grávidas pode influenciar o ganho de peso dos bebés, metabolismo e bactérias intestinais.

O estudo, “Nonnutritive sweeteners and cardiometabolic health: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials and prospective cohort studies” foi publicado on-line no Canadian Medical Association Journal.

Fonte: O Jornal Dentistry

Sair da versão mobile