Dental Press Portal

Abordagem interdisciplinar melhora resultados de pacientes com comprometimento periodontal

Uma equipe de pesquisadores da Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal (PROFIS) de Bauru (SP), da Universidade Sagrado Coração também de Bauru, da Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul em Passo Fundo, do Centro de Tratamento das Anomalias Craniofaciais do Rio de Janeiro e do Hospital Central da Aeronáutica também no Rio, concluiu que a flexibilização do conceito de normalidade, o respeito às limitações – sequelas dentárias e/ou periodontais – e a aceitação de uma abordagem multidisciplinar, permitem propor metas terapêuticas que impõem um menor custo biológico e resgatam estética e função.

O estudo intitulado “Surgical-orthodontic treatment in adult patients with periodontal disease: To recognize the problem and its limitations is the basis”, foi publicado no volume 16, número 2, da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press. Através do relato de um caso clínico, o estudo teve como objetivo expor a necessidade de considerar as limitações e de uma abordagem interdisciplinar, ao apresentar uma paciente de Padrão Face Longa grave, com comprometimento periodontal importante. Após ser submetida à um tratamento ortodôntico descompensatório cirúrgico, a paciente apresentou resultados que evidenciaram a possibilidade de se resgatar a estética e a função mesmo na presença de limitações significativas.

Qual a importância do estudo?

O tratamento ortodôntico em pacientes adultos com comprometimento periodontal faz parte da prática clínica de rotina. O aumento da expectativa de vida e a preocupação com a estética, somados à acessibilidade ao tratamento ortodôntico, fizeram com que o número de pacientes adultos em busca pelo tratamento ortodôntico aumentasse. Esses pacientes exigem, em sua grande maioria, um tratamento interdisciplinar, em que a manutenção da saúde periodontal é de suma importância. Quando o problema extrapola a posição dos dentes e acomete a estética facial e o padrão respiratório, a cirurgia ortognática ganha valor.

De fato, o tratamento destes pacientes adultos com condição periodontal adversa é um desafio clínico. No entanto, a flexibiliação do conceito de normalidade e o entendimento das limitações vinculadas à condição clínica do paciente permitem propor metas terapêuticas que impõem um menor custo biológico. Vale destacar que, para que se perpetue um quadro com ausência de inflamação, é imprescindível uma boa educação de higiene bucal, além de visitas regulares ao periodontista.

Gostou desta pesquisa? Confira o artigo na íntegra, e mais outros 6 artigos inéditos de Ortodontia adquirindo a Revista Clínica de Ortodontia Dental Press,  revista oficial da Asociación Latinoamericana de Ortodoncistas (ALADO). Saiba mais sobre o periódico aqui!


Sair da versão mobile