Dental Press Portal

Resistência a antibióticos é um grave problema de saúde

O uso de antibióticos é essencial nos tratamentos médicos modernos, mas o uso frequente reduz sua eficácia. A Semana Mundial de Conscientização Antibiótica (WAAW) deste ano, realizada do dia 14 ao 20 de novembro, buscou aumentar a compreensão pública da questão. O portal Dental Tribune falou com o Dr. Paul Sambrook, Presidente do Comitê Terapêutico Dental da Associação Dental Australiana (ADA), sobre o propósito da WAAW e o que os profissionais de odontologia podem fazer para combater a resistência antimicrobiana, entrevista que o Portal Dental Press traduziu na íntegra. Confira:

Qual é o objetivo principal da WAAW?

O objetivo do WAAW é aumentar a sensibilização em relação a resistência global aos antibióticos e incentivar melhores práticas entre o público em geral para evitar mais emergências e maior propagação da resistência aos antibióticos.

Quão difundido é o problema do uso indevido ou uso excessivo de antibióticos na Austrália?

Dentistas prescrevem menos de 3% de todos os antibióticos prescritos na Austrália. No entanto, informações da NPS MedicineWise afirmam que a Austrália tem uma das mais altas taxas de prescrição do mundo, com cerca de 29 milhões de prescrições emitidas a cada ano, totalizando uma média de mais de uma prescrição por pessoa.

A resistência aos antibióticos é um grave problema de saúde já presente na nossa comunidade. Sem antibióticos, as infecções que antes eram facilmente tratadas podem mais uma vez matar. Se não abordarmos a resistência aos antibióticos, em 2050 até dez milhões de pessoas podem morrer todos os anos por infecções intratáveis.

Como a ADA incentivou o envolvimento durante o WAAW?

O tema “Antibióticos: use com cuidado” da WAAW deste ano é altamente relevante para a odontologia. As pessoas com problemas dentários às vezes pensam que tomar um analgésico ou pedir antibióticos para seu médico é a melhor resposta ao invés de ter um exame adequado por seu dentista.

A ADA tem feito a sua parte para resolver o problema da resistência aos antibióticos aconselhando seus membros através de artigos informativos em publicações regulares de seu website. Esses membros têm acesso a um farmacêutico clínico altamente experiente, o Dr. Geraldine Moses, a partir do qual eles podem procurar aconselhamento especializado sobre a prescrição. Também fornecemos aos membros uma cópia das diretrizes terapêuticas dentais e orais, que fornecem informações terapêuticas confiáveis e independentes para auxiliar na tomada de melhores decisões para pacientes em um ambiente odontológico.

Como os profissionais de odontologia podem ajudar a minimizar o risco de aumento da resistência antimicrobiana?

A primeira resposta aos problemas dentários deve ser sempre a avaliação precisa de um dentista que pode lidar com a causa, e não apenas com os sintomas. Essa é a nossa mensagem para os pacientes. Pedimos aos profissionais da odontologia que usem a oportunidade para educar seus pacientes sobre como lidar com problemas dentários antes e depois do tratamento, e onde os antibióticos servem ou não em seus casos particulares.

Para garantir que os profissionais de odontologia prescrevam antibióticos de acordo com as melhores práticas, os membros da ADA podem usar serviços como o PharmaAdvice (Conselho Farmacêutico) e as diretrizes terapêuticas mencionadas acima.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile