Ícone do site Dental Press Portal

31 de Maio é o Dia Mundial Sem Tabaco e trazemos aqui 10 boas razões para deixar de fumar

Dia Mundial Sem Tabaco; Tabagismo; Nicotina; OMS; Dental Press; Dependência; Vício; Cigarro Eletrônico

Imagem: Ilustrativa/Reprodução/Pexels

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado no ano de 1987 para conscientizar a população sobre os efeitos causados pela dependência química da nicotina e demais problemas como doenças orais e pulmonares e até mesmo a morte. Assim, anualmente, todo dia 31 de Maio é o dia elegido para a conscientização acerca do tabagismo.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o tabaco ceifa a vida de 8 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo. Se no cenário mundial a dependência causada pela nicotina traz muita preocupação, no cenário nacional os dados também são alarmantes e, recentemente, mais um problema veio à tona. 

No Brasil, o tabagismo mata cerca de 200 mil pessoas por ano, de acordo com dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Mas para além do cigarro convencional, aquele que estamos até acostumados a encontrar à venda em lojas de conveniência, mercados e postos de gasolina, um concorrente próximo e tão danoso quanto está tomando gosto principalmente entre os jovens: o cigarro eletrônico.

De acordo com dados do Relatório Covitel, realizado pela Vital Strategies e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 1 a cada 5 jovens (18 a 24 anos) faz o uso de dispositivos com cigarros eletrônicos – também conhecidos como Vape ou Vaporizadores – no Brasil. As regiões centro-oeste e sul foram apontadas pela pesquisa como os lugares onde mais se faz o uso desses dispositivos. 

Relacionados a um pensamento de que o uso de cigarros eletrônicos causa menos risco, a presença da nicotina nesses aparelhos, além de outras substâncias, causam danos sérios à saúde, como problemas orais e pulmonares, por exemplo. Recentemente, a cantora Doja Cat teve que fazer uma pausa em sua carreira artística após realizar uma cirurgia nas amígdalas depois do diagnóstico de um problema causado pelo uso excessivo de cigarro eletrônico.

Além dos problemas de saúde, o tabagismo também implica em questões ambientais. Segundo a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, 600 milhões de árvores são cortadas para a produção de cigarros, além de 22 bilhões de litros de água gastos. Ainda, cerca de 84 milhões de toneladas de emissões de CO2 são liberadas no ar, elevando a temperatura global.

O tabagismo é um problema de saúde pública e ambiental e campanhas para a prevenção de doenças causadas pela dependência em nicotina são realizadas anualmente. A escolha do dia 31 de Maio pela OMS para promover estratégias para aqueles que desejam parar de fumar implicou na criação de uma cartilha com 100 motivos para parar de fumar.

Aqui, listamos 10 motivos para deixar de fumar, de acordo com a cartilha da OMS:

  1. O tabagismo amarela os dentes e causa placa bacteriana
  2. O tabaco enruga a pele, fazendo o dependente químico envelhecer mais rápido. Além de envelhecer a pele de forma prematura, desgasta as proteínas que dão elasticidade à pele, esgota a vitamina A e restringe o fluxo sanguíneo
  3. Cerca de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos por serem fumantes passivos
  4. Um estudo descobriu que fumantes gastam, em média, U$ 1,4 milhão em despesas pessoais, incluindo custos médicos e tratamentos contra o tabagismo
  5. O uso do tabaco é responsável, anualmente, por 25% das mortes associadas ao câncer no mundo todo
  6. Os fumantes têm 22 vezes mais chances de desenvolverem câncer de pulmão durante toda a vida se comparados aos não fumantes
  7. Fumantes de tabaco têm até 2 vezes o risco de sofrerem AVC e um risco 4 vezes maior de adquirirem doenças cardíacas
  8. Fumantes de tabaco ao longo da vida perdem, em média, pelo menos 10 anos de vida
  9. Fumantes de tabaco sofrem um risco maior de ter complicações pós-cirúrgicas
  10. As pontas de cigarro estão entre os resíduos mais comumente descartados em todo o mundo e são o item de lixo mais frequentemente coletado em praias e margens de água em todo o mundo

Parar de fumar pode não ser uma tarefa fácil, mas os benefícios de uma vida longe do tabaco e da nicotina valem a pena, tanto para os fumantes quanto para os familiares e amigos.

Sair da versão mobile