Dental Press Portal

David Normando e Márcio Almeida abrem 20º Excelência na Ortodontia

David Normando, doutor em Ortodontia, e Márcio Almeida, pós-doutor em Ortodontia, marcaram a abertura da 20º edição do Excelência na Ortodontia, nesta segunda-feira (05).

Pela manhã, Dr. David Normando ministrou para turma o tema “Em que(m) devo acreditar?”. Tradicionalmente presente nos módulos finais do programa de Excelência na Ortodontia, este ano preparou aula específica para o início do encontro. O objetivo da aula foi levantar dúvidas sobre o modo que profissionais buscam informações confiáveis e, em aula prática, exercitar o modo de pesquisa.

Pela diversidade na Ortodontia, segundo Dr. Normando, é natural ouvir diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto. Mesmo sendo um modo de aprendizado importante, o profissional deve saber identificar quais ferramentas de informações são mais relevantes na hora de tirar dúvidas.

“Mesmo todos aqui sendo especialistas, é importante que saibam que existem bases de pesquisa que são mais confiáveis que outras e, numa divergência de opinião, identificar elementos para buscar as informações mais corretas”, afirma Dr. Normando.

Durante à tarde, quem comandou o Excelência na Ortodontia é Dr. Márcio Almeida, pós-doutor em Ortodontia, com o tema “Biomecânica em Ortodontia”.  Ele veio com a companhia do pai, o ortodontista Renato Almeida.

O tema, segundo Dr. Almeida, foi preparado para abordar, com maior foco, o lado clínico do uso do parafuso extra-alveolar. “No passado, fazíamos outras coisas para tratar. Atualmente, tratamos com mais simplicidade e, com a biomecânica aprimorada, podemos ter redução do tempo de tratamento e menor dependência da colaboração do paciente”, afirma.

Dra. Lazara Aparecida de Almeida, de Pato Branco (PR), veio em busca de novos conhecimentos. Ela fez a especialização em Ortodontia em Curitiba (PR) e conta que o curso foi bem recomendado pelos professores. “Todos os professores de lá [Curitiba] fizeram esse curso de Excelência e recomendaram muito”, conta Dra. Lazara.

Quatro meses antes do início do curso, em novembro, o Excelência na Ortodontia fechou a turma de 40 ortodontistas, vindos de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal.

As Dras. Torquata Aires Pereira e Marilda Severina de Oliveira Carvalho vieram de Palmas (TO). Elas já conheciam a grade de cursos da Dental Press, mas foi a partir de uma aula que tiveram com o Dr. Laurindo Furquim, fundador e publisher da instituição, em Tocantins, que decidiram participar do Excelência na Ortodontia. Pela primeira vez na casa, a expectativa pelas aulas é grande. “Com a evolução constante da Ortodontia, a expectativa é ver o que tem de novidade. A gente está aqui para aprender!”, afirma Dra. Torquata.

20 anos de Excelência

A ideia de formação continuada entrou em evidencia no Brasil principalmente a partir da lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. “Senti a necessidade de me atualizar em algum curso regular para quem já tivesse pós-graduação, mas este ‘curso’ não existia. Criei uma grade com os melhores professores do Brasil e achei que o formato ideal seria a cada dois meses, para não atrapalhar a agenda do consultório, a família e as finanças”, conta o idealizador do programa e fundador da Dental Press, Dr. Laurindo Furquim.

Com o programa elaborado, Furquim foi até Brasilia apresentar a ideia ao então presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Dr. Abilio Afonso Baeta Neves, junto com o deputado Ricardo Barros (hoje Ministro da Saúde), que conseguiu a agenda. “Dr. Abilio ficou encantado com o projeto e nos pediu licença para mostrar ao Ministro da Educação na época, Dr. Paulo Renato Souza – que também aprovou e recomendou o programa. Com este aval começamos a convidar os professores e o programa sempre foi este sucesso, desde a primeira turma em 1999. O mérito é do corpo docente”, ressalta Dr. Furquim.

Sorteio

Durante o 20º Excelência na Ortodontia, os representantes das empresas Orthometric, 3M,Ortodente e Kika Ortodontia apresentam os produtos para os participantes do curso.

Nesta segunda-feira (5), a Orthometric, empresa de materiais ortodônticos, sorteou três modelos de bráquetes: Iceram, Premium Elite e o Orthoclip SLB Ultra-D. A sorte ficou com as mulheres. As vencedoras foram: Cristiane Augusta Scherer Cavalcant, de Rio Verde (MT),  Claudia Carina Zorzo, de São José (SC), e Laura Hette de Castro Moraes, de Curitiba (PR).

Todos ainda receberam kit da Orthometric com agenda, caneta, além de materiais ortodônticos como: mostruário de cor, bengalinha e corrente.

Veja as fotos:

[flickr_set id="72157693398417314"]
Sair da versão mobile