Dental Press Portal

Extrusão ortodôntica forçada como recurso para obtenção de osso e gengiva para posterior implante : relato de caso

Extrusão forçada
Continuação do processo de extrusão. Desgastes na face incisal, à medida que o movimento extrusivo ocorria (Foto: Reprodução)

Autores: Gisely Piassi de São-José, Marcela de Paula Macedo, Lívia Helena Maciel Pires Martins, Francisco Ferreira Nogueira, Cláudia Valéria de Sousa Resende Penido e Sérgio Milton Martins de Oliveira Penido.

Resumo: a demanda de pacientes adultos no consultório de Ortodontia em busca de estética e função é cada vez maior. O presente artigo relata o caso clínico de um paciente adulto com necessidade de extração do incisivo lateral superior direito, devido à história prévia de trauma. Relato do caso: optou-se por realizar a técnica de erupção ortodôntica forçada, com intuito de obter ganho de tecido ósseo e gengiva na região cervical do elemento #12. Posteriormente, foi realizado implante nessa região, seguido de reabilitação protética. Conclusão: a opção de tratamento com extrusão ortodôntica forçada foi uma boa alternativa, resultando no ganho de tecido ósseo e gengival necessário para a instalação do implante. Procedimentos cirúrgicos adicionais foram evitados, o osso alveolar e a margem gengival sofreram remodelação e apresentaram- se harmoniosos em relação aos dentes adjacentes.

Quero baixar o artigo na íntegra!

Sair da versão mobile