Submeter artigo

Por Luiz Milani

Submeter Artigo

Instruções aos autores

O Journal of Clinical Dentistry and Research publica artigos de investigação científica, revisões que adicionem conhecimentos importantes para a área, relatos de casos clínicos e de técnicas, pesquisas clínicas, cartas ao editor, comunicações breves e outros materiais relacionados à Odontologia Reabilitadora, incluindo as áreas básicas e clínicas de Estética, Regeneração de Materiais, Implantes e de Análise de Falhas (retrievals).

— O Journal of Clinical Dentistry and Research utiliza o Sistema de Gestão de Publicações (SGP), um sistema on-line de submissão e avaliação de trabalhos. Para submeter novos trabalhos, visite o site: http://www.dentalpressjournals.com.br

— Outros tipos de correspondência poderão ser enviados para o seguinte endereço postal: Dental Press International Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2712, Zona 5 CEP: 87.015-001 — Maringá/PR Tel.: (44) 3033-9818 E-mail: [email protected]

Políticas Editoriais
Plágio e originalidade

Trabalhos que contenham plágio não serão aceitos para publicação no Journal of Clinical Dentistry and Research e, caso seja detectado o plágio, o manuscrito será recusado. Além disso, os trabalhos apresentados devem ser inéditos e não publicados, ou submetidos para publicação, em outra revista. Os manuscritos serão analisados pelo editor e consultores, e estão sujeitos a revisões editoriais.

Processo de Revisão por Pares

Todos os manuscritos submetidos serão encaminhados a dois editores associados para análise inicial. Caso ambos decidam que o manuscrito não é adequado ao escopo da revista, ele será devolvido ao(s) autor(es), em uma decisão editorial final. Por outro lado, se ao menos um dos editores decidir que o manuscrito é adequado para publicação, ele seguirá o processo de revisão, sendo analisado por um grupo de três a quatro revisores, utilizando, para isso, o sistema “duplo cego”.

As declarações e opiniões expressas pelo(s) autor(es) não necessariamente correspondem às do(s) editor(es) ou publisher, os quais não assumirão qualquer responsabilidade por elas. Nem o(s) editor(es) nem o publisher garantem ou endossam qualquer produto ou serviço anunciado nessa publicação ou alegação feita por seus respectivos fabricantes. Cada leitor deve determinar se deve agir conforme as informações contidas nessa publicação. A Revista ou as empresas patrocinadoras não serão responsáveis por qualquer dano advindo da publicação de informações errôneas.

Orientações para Submissão dos Manuscritos

— Os trabalhos devem ser escritos em língua inglesa, com qualidade vernacular adequada. Caso o inglês não seja o idioma nativo ou na ausência de fluência na escrita, recomenda-se fortemente que sejam utilizados serviços profissionais de edição na língua inglesa.

— Apesar de ser oficialmente publicado em inglês, o Journal of Clinical Dentistry and Research conta, também, com uma versão em português. Por isso, após o processo de revisão, os autores de língua portuguesa deverão enviar a versão em português do artigo, com conteúdo idêntico ao da versão final em inglês, para que o trabalho possa ser considerado aprovado.

— Submeta os artigos pelo site: http://www.dentalpressjournals.com.br/

— Os artigos devem ser organizados como descrito abaixo e de acordo com o NCBI StyleGuide, disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK988

1- Autores 

— O número de autores é ilimitado; entretanto, artigos de pesquisa com mais de 6 autores e casos clínicos com mais de 4 autores deverão informar a participação de cada um na execução do trabalho, segundo as recomendações do ICMJE:

http://goo.gl/JT9MGt

2- Resumo / Abstract

— Os resumos estruturados, em português e inglês, de até 250 palavras ou menos são os preferidos.

— Os resumos estruturados devem conter as seções: INTRODUÇÃO, com a proposição do estudo; MÉTODOS, descrevendo como esse foi realizado; RESULTADOS, descrevendo os resultados primários; e CONCLUSÕES, relatando, além das conclusões do estudo, as implicações clínicas dos resultados.

— Os resumos devem ser acompanhados de 3 a 5 palavras- -chave, também em português e em inglês, adequadas conforme orientações do DeCS (http://decs.bvs.br/) e do MeSH (www.nlm.nih.gov/mesh

3 – Texto

— O texto não deve incluir informações sobre os autores (como nomes completos, titulações acadêmicas, afiliações institucionais ou cargos administrativos). Essas informações devem ser incluídas somente nos campos específicos do site de submissão de artigos; assim, elas não estarão disponíveis ao revisores durante o processo de revisão duplo cego.

— Sempre que aplicável, o texto deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusões; Referências; Legendas das ilustrações.

— Os textos devem ter, no máximo, 4.000 palavras, incluindo Legendas das ilustrações, Resumo, Abstract e Referências.

— As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados (leia mais no item 4. Figuras).

— Insira as legendas das ilustrações também no corpo do texto, para orientar a montagem final do artigo.

4 – Figuras

— As imagens digitais devem ser no formato JPG ou TIF, em CMYK ou tons de cinza, com pelo menos 7 cm de largura e 300 dpi de resolução.

— As imagens devem ser enviadas em arquivos independentes.

— Se uma figura já tiver sido publicada anteriormente, sua legenda deve dar todo o crédito à fonte original. — Todas as figuras devem ser citadas no texto.

5 – Gráficos e Traçados cefalométicos

— Devem ser enviados os arquivos que contêm as versões originais dos gráficos e traçados, nos programas que foram utilizados para sua confecção.

— Não é recomendado enviá-los apenas em formato de imagem bitmap (não editável).

— Os desenhos enviados podem ser melhorados ou redesenhados pela produção da revista, a critério do Corpo Editorial.

— Todo os gráficos devem ser nomeados, e citados no texto, como Figuras.

6 – Tabelas

— As tabelas devem ser autoexplicativas e devem complementar, e não duplicar, o texto. — Devem ser numeradas com algarismos arábicos, na ordem em que são mencionadas no texto.

— Forneça um breve título para cada tabela.

— Se uma tabela tiver sido publicada anteriormente, inclua uma nota de rodapé dando crédito à fonte original.

— Apresente as tabelas como arquivo de texto (Word ou Excel, por exemplo), e não como elemento gráfico (imagem não editável).

7 – Comitês de Ética

— Os artigos devem fazer referência, se aplicável, ao parecer do Comitê de Ética da instituição sem, todavia, especificar o nome da universidade, centro ou departamento (assim, essa informação não estará disponível aos revisores).

8 – Revisões Sistemáticas

— O Journal of Clinical Dentistry and Research apoia iniciativas que visem aprimorar o relato de pesquisas da área biomédica. Recomenda-se aos autores o uso de guias de e checklists disponíveis para a pesquisa biológica e biomédica, caso aplicável. Checklists estão disponíveis para certos tipos de estudos, incluindo revisões sistemáticas (como o PRISMA, disponível em: www.prisma-statement.org).

9 – Declarações Exigidas

Todos os manuscritos devem ser acompanhados das seguintes declarações:

— Cessão de Direitos Autorais Transferindo os direitos autorais do manuscrito para a Dental Press, caso o trabalho seja publicado.

— Conflito de Interesse Caso exista qualquer tipo de interesse dos autores para com o objeto de pesquisa do trabalho, esse deve ser explicitado.

— Proteção aos Direitos Humanos e de Animais Caso se aplique, deve ser informado o cumprimento das recomendações dos organismos internacionais de proteção e da Declaração de Helsinki, acatando os padrões éticos dos comitês responsáveis pela experimentação em humanos/animais.

— Permissão para uso de imagens com direitos autorais Ilustrações ou tabelas (originais, ou modificadas) tiradas de material com direitos autorais devem vir acompanhadas da permissão de uso pelos proprietários desses direitos e pelo autor original (e a legenda deve dar corretamente o crédito à fonte).

— Consentimento Informado Os pacientes têm direito à privacidade, que não deve ser violada sem um consentimento informado. Fotografias de pessoas identificáveis devem vir acompanhadas por uma autorização assinada pela pessoa ou pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Essas autorizações devem ser guardadas indefinidamente pelo autor responsável pelo artigo. Deve ser enviada folha de rosto atestando o fato de que todas as autorizações dos pacientes foram obtidas e estão em posse do autor responsável.

10 – Referências

— Todos os artigos citados no texto devem constar na lista de referências.

— Todas as referências listadas devem ser citadas no texto.

— As referências devem ser citadas no texto indicando apenas a sua numeração, usando números arábicos sobrescritos e numeradas na ordem em que são citadas.

— As abreviações dos títulos dos periódicos devem ser normalizadas de acordo com as publicações “Index Medicus” e “Index to Dental Literature”.

— A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores; elas devem conter todos os dados necessários à sua identificação.

— As referências devem vir ao final do texto, obedecendo às Normas Vancouver: (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html), utilizando preferencialmente softwares para padronização das referências.

— Para as referências, utilize os exemplos a seguir.

Artigos com até seis autores 

Sterrett JD, Oliver T, Robinson F, Fortson W, Knaak B, Russell CM. Width/length ratios of normal clinical crowns of the maxillary anterior dentition in man. J Clin Periodontol. 1999 Mar;26(3):153-7.

Capitulo de Livro

Kina S. Preparos dentários com finalidade protética. In: Kina S, Brugnera A. Invisível: restaurações estéticas cerâmicas. Maringá: Dental Press; 2007. cap. 6, p. 223-301.

Capitulo de livro com editor

Breedlove GK, Schorfheide AM. Adolescent pregnancy. 2nd ed. Wieczorek RR, editor. White Plains (NY): March of Dimes Education Services; 2001.

Dissertação , tese, e trabalho de conclusão de curso

Beltrami LER. Braquetes com sulcos retentivos na base, colados clinicamente e removidos em laboratórios por testes de tração, cisalhamento e torção [dissertação]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo; 1990.

Formato eletrônico

Câmara CALP. Estética em Ortodontia: Diagramas de Referências Estéticas Dentárias (DRED) e Faciais (DREF). Rev Dental Press Ortod Ortop Facial. 2006 nov- -dez;11(6):130-56. [Acesso 12 jun 2008]. Disponível em: www.scielo.br/pdf/dpress/v11n6/a15v11n6.pdf.

 

11 – Registro de ensaios clínicos

Para mais informações, acesse os sites: www.anzctr. org.au; www.clinicaltrials.gov e http://isrctn.org.